Bastidores
Momento desfavorável afasta Lira de possível candidatura ao Senado

O momento político para o deputado Arthur Lira não está nada bom, de acordo com algumas pesquisas eleitorais que circulam por aí, e existe a previsão de que o ex-presidente da Câmara não vá para a disputa de uma vaga no Senado Federal.
Como pesquisa reflete o momento atual, pode ser que os ventos mudem de rumo e a sua pretensão siga o ritmo da música, mas com um pé atrás, o que já foi sentido pela oposição.
MOTIVAÇÃO
Um dos pontos que estão sendo avaliados por especialistas na área é a perda parcial do eleitorado de Rio Largo, depois de um embate que ninguém sabe como e quando vai terminar entre o ex-prefeito Gilberto Gonçalves e o atual chefe do Executivo, seu sobrinho postiço Carlos Gonçalves.
RACHA
A permanecer assim, o ex-presidente da Câmara dos Deputados ficaria ferido em termos eleitorais, já que certamente haverá uma divisão de votos entre os dois protagonistas, e os resultados haverão de ser decididos na Justiça.
GRAVIDADE
A perda de parte do eleitorado rio-larguense não deixa de ser um golpe para o deputado Arthur Lira, que passaria a dividir o bolo com a oposição, liderada pelo senador Renan Calheiros, do MDB.
ENFRAQUECENDO
Um dos maiores eleitorados do Estado, Rio Largo ainda é uma incógnita em termos de destinação de votos, o que não acontecia nos últimos 8 anos, com a direção de Gilberto Gonçalves. Agora, a situação é outra.
REVENDO
Com a perspectiva atual para Arthur Lira, a oposição já pensa em outras alternativas para o governo que não seja o Ministro dos Transportes, Renan Filho. Se Lira desistir da empreitada, novos acordos estarão à vista, inclusive com pessoas ligadas ao prefeito JHC, virtual candidato ao governo do Estado.
INSTABILIDADE
Como o momento político é confuso, o Palácio República dos Palmares já trabalha com novas perspectivas para o governo. Renan Filho só volta a ser candidato na vaga de Paulo Dantas se não houver perigo de o MDB perder a oportunidade de continuar no poder.
A HORA É ESTA
Sem o compromisso para o Senado, o ex-deputado João Caldas trabalha nos bastidores para disputar uma vaga de deputado federal – Renan tem se aproximado de Caldas desde a inauguração de rodovia em Ibateguara – em que parece ter chances reais.
ESTICANDO
A disputa pela nomeação da procuradora de Justiça Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Jus(STJ) é grande e até agora o Palácio do Planalto não definiu quando sairá a decisão do Presidente Lula. No imbróglio, a disputa entre Arthur Lira e Renan Calheiros. Um quer uma coisa, o segundo, outra.