Bastidores
Nomeação para o STJ esquenta disputa entre Lira e Renan

Contrariando as expectativas, ainda não foi na semana passada que o Presidente Lula anunciou a escolha de novo integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ), vaga que é disputada com força pela procuradora Marluce Caldas, tia do prefeito JHC.
Como o assunto é nitroglicerina pura, com interesse direto de Arthur Lira e Renan Calheiros – um atua de um lado e o segundo do outro -, a velha política em Alagoas esquenta o jogo entre situação e oposição.
INDICAÇÃO
A indicação provável de Marluce Caldas para o STJ mexe indiscutivelmente com os meios políticos locais e quem sair vencedor da contenda certamente ganhará dividendos para as eleições do próximo ano, onde os dois protagonistas estarão em situações opostas.
FORTALECENDO
Se Marluce for indicada nesta semana pelo Presidente Lula, o deputado Arthur Lira fortalece sua aliança com o prefeito JHC. Em caso contrário, o Palácio do Planalto demonstraria preferir uma acomodação em relação a ambos os lados.
SEM NOVIDADE
Enquanto alguns políticos viajaram para curtir o feriadão, outros ainda ensaiaram reuniões para avaliar o quadro político atual, mas sem nenhuma novidade aparente.
EM JOGO
O discutido por alguns grupos foi a possibilidade de entrada de Alfredo Gaspar e Davi Davino na disputa pelas duas vagas de Alagoas para o Senado.
IMPASSE
Até agora, a entrada de Alfredo Gaspar é discutida nos bastidores em face da aliança que está sendo costurada entre o Partido Progressista e o União Brasil. Formalizada a Federação, a possibilidade do deputado federal sair candidato ao Senado seria de uma em mil, embora tudo possa acontecer.
EMBOLADA
Como existe uma fila de candidatos com possibilidade real de disputar as duas vagas, a eleição para o Senado anda bastante embolada. A princípio, Renan Calheiros, Artur Lira, Alfredo Gaspar, Davi Davino e Paulão são os nomes postos à mesa, mas muita água ainda vai rolar por baixo da ponte.
MUNDO DE LUTO
A morte subida do papa Francisco, que se recuperava de grave enfermidade, pegou o mundo ontem até certo ponto de surpresa. No fim de semana, o papa chegou a abençoar os fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, e aparentava ter tido uma razoável melhora na saúde. Durante seu papado, Francisco trabalhou muito para a pacificação dos povos e para mudar os conceitos da Igreja Católica.
LUTO
Logo após a notícia do falecimento do papa Francisco, ocorrido ontem de manhã, a Prefeitura de Maceió e o governo de Alagoas divulgaram, pelas redes sociais, nota de pesar. Por determinação do prefeito JHC e do vice Rodrigo Cunha, fica decretado luto oficial de sete dias em Maceió.