loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 29/04/2025 | Ano | Nº 5954
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Bastidores da Política

Federação PP-UB fortalece Lira e muda cenário para o Senado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A nova federação formada pelo Partido Progressista (PP) e União Brasil (UB) poderá ser consolidada ainda hoje, tendo como líder o deputado federal Arthur Lira, ex-presidente da Câmara dos Deputados. O bloco será o maior daquela Casa, com mais de 100 deputados, e promete manter uma postura de independência no Congresso Nacional.

Essa aliança, entretanto, deverá mudar a estratégia para as próximas eleições majoritárias, acabando com a expectativa de Alfredo Gaspar de disputar o Senado da República, candidatura que deverá ser oficializada por Lira.

FORÇA POLÍTICA

Juntas, as duas legendas serão fundamentais para a aprovação de novos projetos do governo ou mesmo o travamento de matérias no processo legislativo que venham a interessar às partes. Assim, a expectativa de Arthur Lira em aceitar um ministério do governo Lula está, a princípio, descartada.

FUNDAMENTAIS

Afora o projeto de anistia que está emperrado na Câmara dos Deputados, outros, de dentro do governo, como o da Segurança Pública, podem tomar o mesmo caminho se a oposição insistir na obstrução da pauta.

DOSE DUPLA

Além da exposição da Câmara Municipal sobre as revelações de Marcelo Palmeira, eis que a Polícia Federal realiza a Operação Falácia com autorização de diversos mandados de busca e apreensão pela Justiça Eleitoral, para investigar supostas denúncias de utilização de meios oficiais para fins eleitorais e desvio de recursos.

DESENCONTRO

Os aspectos da nomeação da tia de JHC para o STJ tem dividido a opinião entre duas grandes lideranças políticas em Alagoas: senador Renan Calheiros, que tenta a reeleição, e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que também tem olhos voltados para o Senado. Em evidência, a disputa pelo eleitorado em Maceió, onde os dois protagonistas divergem sobre opiniões.

PARTIDA

Aliados e adversários do Ministro dos Transportes, Renan Filho, acham que o senador deu a partida com a reunião que teve em Brasília com prefeitos e vereadores na semana passada. Parecendo ser uma posição sem volta, o ministro navega na tranquilidade de ter ainda mais quatro anos de mandato no Senado.

QUEM LEVA?

O Presidente Lula se encontra numa situação delicada para optar ou não pela nomeação da procuradora Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça, o que pode acontecer ainda nesta semana. Visivelmente, não gostaria de desagradar a família Calheiros, tampouco Arthur Lira e o prefeito JHC.

EDITAIS

O Governador Paulo Dantas anunciou, ontem, o lançamento de sete editais de apoio à pós-graduação, inovação e desenvolvimento tecnológico e socioeconômico. Essas iniciativas totalizam R$ 19 milhões e beneficiam 500 pessoas, 40 eventos e 50 startups. Os números apontam Alagoas como o primeiro estado do Brasil que mais investe, com recursos próprios, em bolsas de pós-graduação.

Relacionadas