Articulação Eleitoral
Federação PP-UB muda cenário e complica candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado

O Partido Progressistas, que se uniu ao União Brasil, resultando em uma Federação que terá duração de ao pelo menos quatro anos, deve fazer uma arrumação para acomodar a disputa nas eleições majoritárias do próximo ano, um objetivo que movimenta todos os segmentos políticos de Alagoas.
Com a Federação, como Fatos & Notícias já comentou dias atrás, fica praticamente improvável que o deputado Alfredo Gaspar admita ser candidato ao Senado, mas ele deve ter, se isso não acontecer, uma compensação em todo o esquema político.
COMO FICA
A parceria entre os dois partidos que integram o Centrão – com o maior número de parlamentares na Câmara dos Deputados – tem inclinação de uma oposição ao governo federal, mas, aqui em Alagoas, não se acredita nisso.
IMPROVÁVEL
Com participação em cargos no governo federal, o PP e o União Brasil terão que navegar na seara política, o que deve ser bem visto pelo Palácio do Planalto.
CONSULTA
Como não tem uma definição sobre quem vai enfrentar Renan Filho, que tem a missão de garantir a reeleição do pai, a Federação começa a ouvir aliados, havendo possibilidade de uma chapa puro sangue, incluindo aí o PL do prefeito JHC, se não mudar de rumo nos próximos dias.
TEMA PROIBIDO
A sucessão governamental e a disputa pelas duas vagas no Senado, pelo menos no momento, é tema proibido em algumas legendas, que querem aguardar a consolidação do projeto para saber como fazer uma arrumação em que todos possam sair ganhando nesse imbróglio todo.
UNIÃO
Os aliados de Arthur Lira defendem que a aliança com Alfredo Gaspar não seja interrompida, uma vez que o parlamentar – de acordo com pesquisas eleitorais – é detentor de uma das grandes fatias do eleitorado na capital e vem garantindo apoio em municípios do interior.
COMPOSIÇÃO
Como a situação se afunila, as bases defendem uma grande composição política para enfrentar o MDB, que a cada dia se fortalece no interior de Alagoas, principalmente com as ações do Ministério dos Transportes, através de Renan Filho, e no Estado como um todo, por intermédio do Governador Paulo Dantas.
NOVA OPERAÇÃO
De volta às ruas, depois de intensas movimentações na semana passada, tendo como alvo o vereador Siderlane Mendonça, a Polícia Federal prendeu várias pessoas, ontem, em Maceió, Arapiraca e outros municípios, no combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro A quadrilha vinha atuando em várias estados do Nordeste e em São Paulo. No curriculum do chefe da gangue, a falsificação de documentos que permitia utilizar “laranjas” e abrir contas bancárias para possibilitar a compra de imóveis.