loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 09/05/2025 | Ano | Nº 5962
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Política

Ciro Nogueira deve assumir controle da União Progressista em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Enquanto não estabilizar seus compromissos políticos com as duas legendas que representa, a federação União Progressista não terá dias fáceis pela frente, considerando que muitos poderes são atribuídos às principais lideranças que conceberam o projeto para os próximos quatro anos.

Como já era previsto, aparentemente, o deputado Arthur Lira ficará de fora das composições de Alagoas e as decisões finais – inclusive sobre fundos partidários para as eleições – serão tomadas sob a tutela do senador Ciro Nogueira, presidente do PP.

JOGO PREVISTO

Como a situação de Alagoas é considerada atípica, devido à presença permanente do deputado Arthur Lira no processo eleitoral, o controle deve ser feito com muita habilidade para não conturbar o planejamento para 2026.

DEFINIDO

Mas qualquer ação do senador Ciro Nogueira deverá ser acordada com Arthur Lira, que pode desagradar alguns integrantes do bloco ao optar por outra legenda. Isso, entretanto, são suposições que aos poucos vão surgindo nos bastidores.

REFORÇO

Como as divergências políticas já estão acontecendo, a previsão é de que o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, seja um dos mais beneficiados com um suposto racha, garantindo candidaturas antes previstas para o PP e União Brasil.

DESCONFIANÇA

No âmbito da federação já existe muita especulação sobre insatisfações com o fato de ficarem de fora das discussões locais dirigentes da fusão, como é o caso de Arthur Lira, que vai cuidar de outras disputas em alguns estados do Brasil.

CRISE À VISTA

Vai ser preciso muita conversa e disposição para que a disputa para o Senado atenda aos interesses do senador Renan Calheiros e do deputado federal Arthur Lira. A disputa deve ser imensa se, além de Lira e de Calheiros, entrarem na parada Davi Davino, que foi acolhido no Republicanos, e Alfredo Gaspar, do União Progressista.

SINUCA

Como as fusões partidárias não vêm atendendo aos interesses da maioria, a entrada de Davino e Gaspar na disputa para o Senado é um complicador que pode levar Renan ou Arthur a sair perdendo.

FUNDO PARTIDÁRIO

O que tem atraído os integrantes da nova federação é o generoso fundo partidário para o bloco, que terá a maioria no Congresso Nacional. Afinal, sem grana não há como pensar em sucesso nas próximas eleições.

PAPA VIRIA AO BRASIL

Carismático, o papa norte-americano Leão 14 já estava com passagem comprada para vir ao Brasil, mas a viagem teve que ser adiada por causa da morte do papa Francisco e do conclave para escolha do novo pontífice.

Relacionadas