Cenário político
Pressões sindicais e impasses nacionais agravam desgaste de JHC

As indicações de insatisfações por sindicatos e associações sobre o tratamento que estão recebendo da prefeitura de Maceió nas suas reivindicações é um mau presságio para o prefeito JHC, que ultimamente parece ter dado atenção especial apenas aos problemas particulares de seu interesse.
Enquanto o Presidente Lula não decidir sobre a nomeação de mais um integrante do Superior Tribunal de Justiça – onde a corda estica nos lados da situação e oposição –, Maceió fica em segundo plano, embora o inverno esteja chegando com a cidade com seus velhos problemas estruturais.
INSTABILIDADE
Aliados do prefeito de Maceió confidenciam nos bastidores que JHC vive um dilema sobre futuros compromissos caso a procuradora Marluce Caldas, sua tia, seja efetivamente escolhida para o STJ. Essa decisão passa necessariamente por projetos para as eleições de 2026, que têm preocupado a gregos e troianos.
MUDANÇA DO QUADRO
Com a participação do deputado Arthur Lira, um dos que trabalham para a indicação de Marluce para o Superior Tribunal de Justiça, eis que o senador Renan Calheiros não comunga com o mesmo pensamento, e o caldo pode entornar.
IMPASSE
Se por um lado JHC acertar os ponteiros com o governo federal, por outro lado alguns integrantes da federação União Progressista poderão tomar outros rumos, o que poderia complicar o projeto político desenvolvido a partir das eleições de 2026.
COSTURA
Bastante difícil e complicada, a federação PP-União Brasil terá caminhos tortuosos pela frente em Alagoas, ao se saber que Arthur Lira ficará com o diretório regional nas mãos. No entorno dos protagonistas, a incerteza tem imperado com força e é mais um pepino a ser descascado com certa urgência.
PROBABILIDADE
Enquanto os boatos navegam nos bastidores dos maiores partidos políticos, em Alagoas, analistas fazem previsões em várias circunstâncias. Agora, a possibilidade de Davi Davino compor com Arthur Lira e lançar uma chapa para o Senado.
PROJETO EM CURSO
Já definido de que será mesmo candidato ao governo do Estado, o Ministro dos Transportes tem como objetivo principal ser o carro-chefe da campanha do pai, Renan Calheiros, talvez na sua última eleição para o Senado.
FATO CONSUMADO
A pré-candidatura do Ministro dos Transportes, Renan Filho, ao governo de Alagoas foi o assunto mais comentado nas últimas 72 horas.
PREOCUPANTE
Como a cidade não tem acompanhado a necessidade de um trabalho preventivo contínuo principalmente na periferia de Maceió, as chuvas que começam a cair sobre a capital certamente tem preocupado a população nas áreas mais degradadas.