loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 17/05/2025 | Ano | Nº 5968
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Cenário político

MDB corre para se aliar ao Republicanos e manter protagonismo em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Incomodado com o crescimento repentino do PP e do União Brasil, que juntos foram uma federação por pelo menos quatro anos, o MDB sai às pressas para não ficar para trás. Agora, o próprio Ministro dos Transportes, Renan Filho, tem admitido que o partido se aproxima do Republicanos, para não perder espaço.

Como Davi Davino saiu do PP e se filiou ao Republicanos, essa tomada de posição deve mexer com o tabuleiro político no Estado e alterar candidaturas ao Senado da República.

PRIORIDADE

Como Davi Davino representa uma boa parte do eleitorado maceioense onde tem consistente reduto político, a aproximação do MDB do senador Renan Calheiros acende um sinal de alerta, cujo imbróglio deve ser solucionado ainda no decorrer deste semestre.

PERIGO

Sem uma federação para amentar o poder de fogo eleitoral no Congresso Nacional e em Alagoas, o MDB sabe que é fundamental dar um passo à frente, mesmo que tenha de renunciar a alguns projetos políticos previstos para a partir de 2026.

MEDINDO FORÇAS

Com dois hábeis políticos disputando o protagonismo em nível nacional – através de federações –, uma grande composição daria o tom que faltava para definir posições nas eleições majoritárias do próximo ano. Para o próprio Ministro dos Transportes, o MDB não pode e nem deve ficar atrás, para não entrar no prejuízo nas eleições de 2026.

ABRANGENTE

O Governador Paulo Dantas enviará para a Assembleia Legislativa projeto de lei que propõe reajuste salarial em torno de 4,83%. O reajuste que está sendo proposto pelo governo é abrangente e atinge mais de 100 mil servidores públicos estaduais, cujo aumento deverá ser implantado ainda na folha de maio.

PRESSA

Para a implantação do reajuste, o governo espera tão somente a aprovação pela Assembleia Legislativa, o que deve acontecer rapidamente pela importância do projeto de lei que beneficia o servidor da ativa, pensionistas e aposentados.

MORADIA LEGAL

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) firmou nessa sexta-feira (16) novo acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para colaborar com o programa Moradia Legal por mais dois anos. A iniciativa visa regularizar unidades de habitação do Estado que estão ocupadas por famílias em vulnerabilidade socioeconômica.

REGULARIZAÇÃO

O termo renova a parceria do Estado com o TJ/AL para registrar formalmente os imóveis, possibilitando às famílias residentes acesso facilitado a serviços essenciais, como saneamento básico, energia elétrica e crédito habitacional. Desde o ano passado, a Seplag, em conjunto com o TJ/AL, por meio do programa Moradia Legal, vem regularizando áreas localizadas no Vale do Reginaldo. Já foram 96 unidades de habitação aptas para a primeira etapa da regularização. A segunda etapa irá iniciar no segundo semestre deste ano, e mais de 270 unidades habitacionais estão habilitadas.

Relacionadas