loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Sucessão 2026

Reunião do MDB expõe dissidências e reforça liderança de Paulo Dantas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Novas alternativas para uma chapa forte visando a cargos majoritários em Alagoas, depois do encontro de lideranças do MDB em Maceió, teriam aberto algumas dissidências no partido, que avalia diversas opções para as eleições do próximo ano.

Mesmo com o aceno do senador Renan Calheiros para alternativas nas composições políticas, há resistência em outros setores do MDB, que garantem, nos bastidores, que o Governador Paulo Dantas vai comandar o processo sucessório de 2026.

HÁ TEMPO

Para aliados do senador Renan Calheiros, as divergências são próprias do clima eleitoral, e todas as forças do MDB serão ouvidas antecipadamente antes de ser batido o martelo, principalmente com o Governador Paulo Dantas e o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, que lidera quase com unanimidade a Casa de Tavares Bastos.

ESPECULAÇÃO

Nos bastidores, a citação do nome do deputado federal Isnaldo Bulhões para disputar o governo de Alagoas não passaria de especulação para medir a tensão no quadro político, mas nada indicaria sua candidatura, por ele possuir redutos eleitorais restritos no Estado.

VAI EM FRENTE

Muito embora saiba que a empreitada é difícil, Isnaldo Bulhões tem declarado que gostaria de topar a parada. Antes, porém, terá de convencer todos os segmentos do MDB de que sua candidatura ao governo seria plenamente viável.

OBSTÁCULOS

Mas o deputado federal, em que pese estar com bom trânsito em Brasília, onde atua como líder do partido na Câmara, sabe que esse não é o principal requisito. Tem que ter muito voto em diversas regiões onde nem sequer é conhecido e garantir que o Ministro Renan Filho não leve à frente seu propósito de voltar ao Palácio República dos Palmares.

CHEGANDO

O deputado Arthur Lira tem aumentado sua presença nas redes sociais em eventos, com aparições no interior do Estado. Apostando na aliança com o prefeito de Maceió, o parlamentar dá a entender que o processo de sua candidatura ao Senado Federal é irreversível.

SEM RETORNO

Pessoas ligadas ao ex-presidente da Câmara asseguram que não será agora que ele dará um passo errado na sua composição política. Amadurecido com quatro anos à frente da Câmara, Lira sabe onde está pisando, embora o quadro político esteja bastante nebuloso.

IMPASSE

Se depender do senador Renan Calheiros, nenhuma composição será feita com o prefeito de Maceió, JHC, tampouco com o deputado federal Arthur Lira. Cada um cuide dos seus problemas, tem afirmado seguidamente o presidente regional do MDB.
Já o prefeito JHC tem esperado pacientemente por algumas definições políticas, mas está sendo pressionado por lideranças políticas para definir seu projeto para 2026.

Relacionadas