loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Sucessão estadual

Pressionado por alianças, JHC adia definição sobre 2026 e mantém cenário indefinido

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Com a velocidade da campanha que já se iniciou para o governo de Alagoas e o Senado Federal, é de se esperar que o prefeito JHC anuncie qual o seu verdadeiro projeto político para 2026. As especulações têm aumentado nos últimos dias, e o clima é de grande expectativa.

Se o prefeito vai mudar de partido é outra situação que certamente envolveria novas alianças, entrando aí no jogo político Arthur Lira, senador Renan Calheiros, Davi Davino e o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça, que dá a entender que ficará ao lado do prefeito de Maceió.

AGITAÇÃO

O último encontro do MDB, em Maceió, serviu para várias especulações, embora nenhuma delas seja provável de acontecer, como no caso da alternativa de que o deputado Isnaldo Bulhões poderia ser o candidato de consenso do partido.

PRIORIDADE

O que se tem certo até o momento – e a direção do partido não deve abrir mão – é a candidatura à reeleição do senador Renan Calheiros, talvez a última de sua vida pública, e do Ministro dos Transportes, Renan Filho, que tentaria voltar ao governo de Alagoas.

APOIO

Essas duas prováveis candidaturas teriam o apoio incondicional do Governador Paulo Dantas, que deve presidir as eleições do próximo ano, e do Presidente da Assembleia Legislativa Estadual, deputado Marcelo Victor.

EM DISCUSSÃO

O que estaria em discussão neste momento seria a indicação do candidato a vice-governador, nome que já estaria sendo discutido pela alta cúpula do MDB para saber quem soma mais na provável chapa do Ministro Renan Filho.

CONSENSO

O que se tem acordado entre as lideranças emedebistas é que o nome do vice seja oriundo de partidos que estejam na coligação, descartando-se, pelo menos até agora, uma chapa puro-sangue.

DISCUSSÃO

Embora o assunto esteja sendo empurrado com a barriga, a escolha do candidato a vice é tratada nos bastidores nos corredores do Palácio República dos Palmares como uma situação de prioridade para fechar o círculo de alianças, já que a campanha eleitoral já se faz sentir nas ruas.

NOVO PROJETO

Ao anunciar que a partir de 2027 dedicará seu tempo a aumentar a força do PSD no Estado, o Governador Paulo Dantas decide que tem tempo determinado para ficar no MDB. Presidindo as eleições do próximo ano, o Governador pavimenta seu caminho para novos projetos políticos.

AGUARDANDO

Como o assunto das candidaturas majoritárias é o principal objetivo das duas correntes mais fortes atualmente da política alagoana, o deputado Arthur Lira, por exemplo, procura robustecer sua área eleitoral principalmente no interior, enquanto aguarda definição dos adversários.

Relacionadas