loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 28/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Bastidores

Saída de Paulo Dantas do MDB agita cenário político e fortalece PSD para 2026

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A disposição do Governador Paulo Dantas de deixar o MDB e se filiar ao PSD quando encerrar sua gestão, no final de 2026, já movimenta a classe política nos bastidores. Lideranças no interior já veem com bons olhos essa posição dele e projetam segui-lo nesse novo projeto.

Essa decisão, que necessitará ainda de muita reflexão, certamente desfalcará o MDB, do senador Renan Calheiros, mas, por outro lado, aumentará o poder de fogo da situação com a apresentação de novos personagens em eleições futuras.

Seguindo

Muito embora existam ainda várias alternativas de composições políticas, a chegada forte do PSD vai engrossar a disputa no Estado e alguns deputados estaduais e prefeitos devem fazer parte do novo projeto, que tem tudo para dar certo.

Alianças

Já a partir deste ano, de acordo com comentários nos corredores palacianos, Paulo Dantas iniciará um pequena reforma administrativa visando acomodar aliados dispostos a engrossar as fileiras do PSD, que já teve como presidentes regionais o então deputado João Lyra e o deputado federal Marx Beltrão.

Investindo

Como em quase todos os municípios se observa uma obra do governo, mesmo naqueles que não tenham ligação direta com o MDB, Paulo sabe que a área social é muito importante para o futuro dos aliados e do seu PSD, que já chegará forte.

Compromissos

Dentro do projeto do MDB, alguns compromissos nos bastidores já estão sendo firmados e passam também pelas eleições de 2030. É esperar pra ver se serão cumpridos.

Último mandato

O que se comenta nos bastidores do MDB é que o senador Renan Calheiros disputará sua última eleição e deverá pendurar suas chuteiras. Permanecerá, entretanto, sendo conselheiro de novas lideranças que estão surgindo, e terá tempo para fortalecer ainda mais o MDB.

Na cola

Mesmo que ainda não tenha definido seu projeto político para 2026, o prefeito JHC sabe que, sozinho, não chega a lugar nenhum. É por isso mesmo que dificilmente ele rachará politicamente com seus mais próximos aliados.

Mantida

Até ulterior deliberação, Arthur Lira, Alfredo Gaspar e Fábio Costa mantêm uma aparente aliança com JHC que deve ser ratificada ou não nos próximos dias. Vale lembrar, contudo, que as composições políticas não seriam amarradas em termos de eleição para a Presidência da República.

Relacionadas