Cenário político
Disputa interna no PT pode impactar eleições de 2026 em Alagoas

A tumultuada eleição para a direção do Partido dos Trabalhadores (PT), em Alagoas, com disputa entre os deputados Paulão e Ronaldo Medeiros, deve refletir no pleito do próximo ano, mas interlocutores revelam que as lideranças petistas podem encontrar uma solução que minimize os efeitos das denúncias pós-eleição local, gravíssimas, segundo observadores.
O objetivo, neste momento, é colocar água na fogueira para que as consequências não sejam fatais no decorrer da campanha e o partido não chegue em 2026 com desconfortos entre as duas principais lideranças políticas.
Sequelas
Há quem diga que denúncias de compra de votos, distribuição de cestas básicas e transporte irregular de eleitores foram os combustíveis necessários para ser instalada uma crise no PT.
Apuração
Como a situação é bastante delicada e o objetivo é procurar a união, embora muito remota no momento, o Partido dos Trabalhadores trabalha nos bastidores para que a crise não seja aprofundada e tenha consequências mais sérias daqui pra frente.
Mal-estar
O clima entre aliados dos deputados Paulão e Ronaldo Medeiros depois da disputa do último domingo não é nada bom depois de acusações de ambos os lados. Quem sairá perdendo nessa disputa somente se saberá nas eleições de 2026.
Aproximação
O lançamento do projeto para levar o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT para Arapiraca, com um investimento em torno de R$ 200 milhões, através do Ministério dos Transportes, fortalece a reaproximação entre o prefeito Luciano Barbosa e a família Calheiros.
Pista
Essa aproximação de Luciano Barbosa e os Calheiros vem se estreitando ao longo dos anos e dá a entender que o prefeito de Arapiraca dividirá o eleitorado na corrida ao Senado Federal com Renan Calheiros e Arthur Lira.
Reforço
A presença do Governador Paulo Dantas em Arapiraca para participar da solenidade do megaprojeto do VLT mostra que o MDB está unido para as futuras eleições para o governo e o Senado com Renan e Arthur, embora o deputado Paulão também participe dessa composição política.
Definido
As últimas declarações do ministro dos Transportes, Renan Filho, dão a entender que não existe mais volta no seu projeto de disputar novamente o governo do Estado. Entre outras coisas, ele reafirma o seu desejo de se desincompatibilizar do cargo em abril do próximo ano.