loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 16/07/2025 | Ano | Nº 6010
Maceió, AL
21° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Política

Indicação ao STJ rende aplausos a Marluce e críticas a JHC

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Se, por um lado, Alagoas aplaudiu a indicação da procuradora Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com sucessivas mensagens de reconhecimento à sua competência jurídica, por outro, as redes sociais não foram generosas com o prefeito JHC.

Mesmo que seja uma situação momentânea de reação, o prefeito de Maceió vai necessitar de muita habilidade política para superar os ataques que tem recebido de vários setores da sociedade.

Dúvida

Mesmo sem ainda ter decidido para qual partido rumará nos próximos meses, JHC terá que usar de toda a sua experiência para sair do bombardeio a que está sendo submetido depois da composição que fez com o Palácio do Planalto.

Possibilidade

É previsível, entretanto, que JHC se desfilie do Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e migre para uma legenda da base do governo federal, provavelmente o PSB, que está sendo presidido nacionalmente pelo prefeito do Recife, João campos.

Projeto político

Nos bastidores, porém, várias alternativas estão sendo discutidas pelos aliados políticos dele. Uma delas é de que o prefeito não será mesmo candidato ao governo do Estado nem ao Senado e permanecerá à frente do município até o final do seu mandato.

Mantido

Por outro lado, embora a decisão ainda não tenha vindo a público, JHC manteria a posição de apoiar o deputado Arthur Lira para o Senado da República e avaliaria com quem marcharia para o governo do Estado.

Confortável

Na seara política, entretanto, a especulação é de que o recuo de JHC em relação a uma concorrência ao governo de Alagoas deixa em situação bastante confortável o MDB, o qual, com esse novo quadro, ainda avalia se valeria a pena o esforço de Renan Filho de se desincompatibilizar do Ministério dos Transportes para concorrer à sucessão de Paulo Dantas.

Sem pressa

Durante todo o dia de ontem, ninguém apostava em qual a posição será anunciada pelo prefeito JHC, o que leva seus aliados a aguardarem com mais prudência o que vai acontecer nos próximos dias.

Especulação

No zum, zum, zum político, se comenta com insistência sobre a candidatura de um deputado para substituir JHC caso ele decida mesmo permanecer até o final do seu mandato. Vários nomes já estão especulados, mas até lá é um processo que passa necessariamente por mudanças de partido e compromissos com as bases eleitorais.

Relacionadas