Justiça & Política
Indicação de Marluce Caldas para o STJ ganha apoio unânime no Senado

Embora a aprovação do nome da procuradora Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça só aconteça em agosto, depois de tramitar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e outros setores internos do Senado, a indicação do senador Fernando Farias para ser o relator da matéria foi muito pertinente.
Conhecedor de todas as virtudes de Marluce e de sua história no Ministério Público Estadual, certamente o relatório de Farias traduzirá o que realmente esperam seus colegas senadores, esperando-se a aprovação dela por unanimidade.
ENCAMINHAMENTO
Somente depois da apreciação pela CCJ, onde será sabatinada, o nome de Marluce Caldas será levado ao plenário, como divulgou ontem a Gazetaweb. Em agosto, definitivamente, o Senado aprovará a nova ministra do STJ, indicada pelo Presidente Lula.
CURRICULUM
A futura ministra do Superior Tribunal de Justiça tem um vasto curriculum na sua vida pública no MPAL e por certo irá dignificar o honroso cargo, diz o senador e Ministro dos Transportes, Renan Filho, ao comentar a indicação dela e a escolha de Fernando Farias para ser o relato no Senado.
TRAJETÓRIA
Marluce percorreu várias comarcas do interior do Estado, exerceu as funções de promotora do Tribunal do Júri, além de atuar de forma destacada no Juizado da Infância e Adolescência e na Vara de Execuções Penais.
CONDIÇÕES
Ao se submeter à sabatina no plenário, Marluce terá que contar com pelo menos 41 votos, exigência formal da instituição. Ela certamente obterá esse número sem maiores dificuldades.
ADMINISTRANDO
Ao conseguir a indicação de sua tia para o STJ, o prefeito JHC tem preferido não participar de comentários sobre os seus compromissos políticos, o que somente deverá fazer depois do agosto, quando tudo estiver definido.
NOMEAÇÕES
Até lá, o desafio do prefeito de Maceió é cuidar da modernização da administração pública, criar novos mecanismos e secretarias e atender às reivindicações da bancada governista na Câmara de Vereadores, arisca de uns tempos para cá.
APROVADO
O relatório apresentado pelo deputado Arthur Lira sobre mudanças na isenção do Imposto de Renda, aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, somente vai a plenário logo após o recesso parlamentar, em agosto.
NOVAS COMPOSIÇÕES
O embate entre as duas correntes do PT, envolvendo os deputados Paulão e Ronaldo Medeiros, que agitou os bastidores do partido nos últimos dias, indica que a dupla chegará separada nas eleições do próximo ano, excetuando-se o apoio à provável candidatura à reeleição do Presidente Lula.