loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 18/07/2025 | Ano | Nº 6012
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Justiça Eleitoral

TRE reforça combate a fraudes para garantir eleição equilibrada em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O trabalho que a Polícia Federal tem feito nos últimos meses em alguns municípios alagoanos para apurar denúncias de desvio de conduta por parte de autoridades públicas tende a ser ampliado, atingindo as mais diversas regiões de Alagoas.

Como as denúncias são inúmeras, inclusive sobre fraudes em licitações para favorecer terceiros e outros desvios de conduta em troca de generosidades políticas, novas operações podem acontecer a qualquer momento.

Atento

Como a realização de investigações são realizadas sob o mais absoluto sigilo, o Tribunal Regional Eleitoral está disposto a não permitir a repetição de fraudes no processo eleitoral, uma praga que todos devem combater para se garantir um pleito equilibrado em Alagoas.

Violência

Além da corrupção eleitoral, o TRE/AL também está atento à violência em alguns municípios onde já foram dadas algumas sinalizações.

Mutirão

Para evitar que novos episódios venham a acontecer, as forças eleitorais e de segurança estão agindo preventivamente para tentar controlar as evidências de disputa entre a oposição e situação, principalmente no interior do estado.

Previsível

O Presidente Lula resolveu vetar o projeto do Congresso Nacional que altera o número de deputados de 513 para 531, alegando ser inconstitucional e ter sido aprovado em um momento inadequado.

Perda

Essa decisão, se o veto não for derrubado pelo parlamento, o que parece improvável, afetaria diretamente as duas bancadas alagoanas – de Brasília e a da Assembleia Legislativa. Na Câmara Federal, o estado perderia uma vaga e, na ALE, três.

Garantia

Ontem, um deputado afirmou, pedindo para não ser citado, que é quase certo que a decisão de Lula será rejeitada pelo Congresso Nacional.

Justificação

O que a Câmara dos Deputados entendeu durante a votação do projeto é o que determina a legislação, ou seja, que poderiam redistribuir as vagas de acordo com o censo realizado em 2022. Essa norma beneficiaria estados em que a população cresceu, como o Rio Grande do Norte, por exemplo.

Relacionadas