Cenário Político
JHC avalia futuro político e pode migrar para o PSB em 2026

A campanha que antecede as eleições do próximo ano ainda está em pré-aquecimento, mas já sinaliza o que deve acontecer em 2026, apesar de as negociações estarem em pleno andamento com candidatos que podem fazer a diferença.
Embora a dança dos partidos deva começar já a partir do prefeito de Maceió, que deverá migrar para o PSB de João Campos, aliados de JHC avaliam com prudência qual a decisão do prefeito, que ainda espera o momento oportuno para, definitivamente, anunciar qual o seu projeto político.
ALTERNATIVA
Em que pese fazer parte do União Brasil comandado por Arthur Lira, o deputado federal Alfredo Gaspar tem seu nome lembrado para o Senado e até mesmo para o governo do Estado pelas posições políticas tomadas no decorrer do seu mandato, embora, inicialmente, esteja nos planos uma reeleição para a Câmara dos Deputados.
INDEFINIÇÃO
Aliado do prefeito JHC, com quem compartilha a administração da prefeitura de Maceió, Alfredo Gaspar é declaradamente adversário do Presidente Lula, o que pode complicar a situação se o prefeito passar a fazer parte da base de apoio do Palácio do Planalto.
INCLINAÇÃO
Muito embora ainda não tenha nenhuma decisão, Gaspar tem a tendência de deixar o União Brasil, onde estuda convite de outros partidos para disputar uma vaga no Senado. Ele próprio confirma que teria sido sondado para aderir ao Partido Novo, o que lhe daria a chance de concorrer com Renan e Arthur Lira na disputa por uma das vagas para o Senado da República.
INICIANDO
Logo depois de resolvidas as pendências políticas, o prefeito de Maceió começa a fazer uma minirreforma administrativa, engrossando o bloco de apoiadores depois de ter aprovada com facilidade a Lei Delegada Municipal pela segunda vez.
MAIS LEVE
Depois de um período de instabilidade, o clima tem se tornado mais ameno nos últimos dias na Câmara Municipal de Maceió, onde a bancada governista vinha tendo alguns estremecimentos com a prefeitura. Após o prefeito começar a atender algumas reivindicações de boa parte dos vereadores, o projeto político, segundo aliados de JHC, segue em frente.
DE OLHO
Alguns vereadores da base aliada esperam que o prefeito JHC mantenha a coerência política e não abra um canal de dissidência se participar do bloco de apoio ao Presidente Lula, assunto que dominou as redes sociais nos últimos dias.
AVALIAÇÃO
Até agora, porém, mesmo resolvendo algumas questões particulares, o prefeito JHC ainda não sinalizou para onde vai nas eleições do próximo ano e se, definitivamente, vai concluir o seu mandato até o fim como o Governador Paulo Dantas já decidiu.