Disputa pelo Senado
Candidatura de Davi Davino ameaça planos de Renan e Lira

Com duas candidaturas ao Senado definidas até agora - de um lado, o senador Renan Calheiros busca a reeleição e, do outro, o deputado Arthur Lira persegue a segunda vaga -, a possibilidade de uma terceira, a de David Davino, complica a pretensão dos candidatos do MDB e do Partido Progressista.
Com bom desempenho nas últimas pesquisas e com resultados satisfatórios em eleições passadas, Davi Davino, do Republicanos, é uma sombra para Renan e Arthur Lira e pode sair, caso candidato, com uma votação surpreendente na capital.
Insuficiente
Mesmo estimulado por aliados políticos, a exemplo do deputado estadual Antônio Albuquerque, Davino sabe que somente a capital não lhe elegeria senador. Além de outros redutos, precisaria fortalecer o leque de partidos no seu entorno, o que tem buscado silenciosamente.
Desgarrado
O ex-deputado, que obteve uma votação considerável nas últimas eleições em Maceió, saiu estrategicamente do PP de Arthur Lira porque não via espaço para concorrer a cargos chave e, embora o assunto seja especulado, dificilmente deverá recompor aliança política com o ex-presidente da Câmara dos Deputados.
À deriva
Quem também olha com certa distância a possibilidade de disputar um cargo majoritário, é o deputado Alfredo Gaspar de Mendonça, mendo já tendo reafirmado sua disposição de continuar na Câmara Federal. A evolução das alianças políticas aponta que muita novidade ainda pode acontecer este ano em Alagoas.
Beneficiado
Com a possibilidade concreta de o senador Renan Filho disputar o governo do Estado e já tendo ele admitido se desincompatibilizar do cargo de Ministro dos Transportes em abril do próximo ano, quem ganharia com isso seria o suplente Fernando Farias, que ficaria mas quatro anos no Senado Federal, um feito que era praticamente impossível.
Negociação
O senador Fernando Farias foi um dos escolhidos para viajar aos Estados Unidos para negociar o tarifaço do presidente Donald Trump. Mas, como o imbróglio apertou, é difícil dizer se terá sucesso ou não.
Na área
Os vereadores de Maceió estão de recesso, mas poucos aproveitaram para viajar, principalmente da bancada da situação. Alguns estão em em relação aos espaços políticos que serão abertos pelo prefeito JHC depois de aprovada a Lei Delegada, que permite a nomeação de cargos comissionados.
Ato político
Milhares de pessoas invadiram às ruas no último domingo para prestar solidariedade a Jair Bolsonaro. Os participantes, exibindo cartazes, pediam anistia para os condenados de 8 de janeiro, assim como a suspensão das restrições impostas ao ex-presidente.