loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 27/08/2025 | Ano | Nº 6041
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Política

Possível mudança de partido de JHC gera tensão na base governista em Maceió

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Dependendo da posição que JHC tomar com relação ao seu projeto político, alguns vereadores da base governista podem pular do barco, um problema para o prefeito de Maceió contornar.

É visível, entre alguns, a insatisfação com a possibilidade de o prefeito deixar o Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro, e passar a integrar o bloco de apoio ao presidente Lula pelo PSB. Isso resultaria num problema político sem tamanho, cujos reflexos poderiam ser sinalizados nas eleições do ano que vem.

De fora

Um dos mais atuantes vereadores da sustentação política do prefeito confidenciou que se esse projeto político for consumado, ele estará fora do grupo. Afinal, diz o parlamentar, esse não foi o compromisso assumido durante a campanha do ano passado.

Risco

A opinião que tem circulado com bastante frequência nas redes sociais nos últimos dias é de que, ao passar a fazer parte do grupo liderado nacionalmente pelo PT, JHC poderá comprometer sua carreira política, principalmente ao concluir seu mandato como prefeito de Maceió.

Pesquisa

Nos bastidores, se comenta a possibilidade de ser contratada uma pesquisa sobre a possibilidade da mudança de rumo do prefeito de Maceió, para saber a opinião do eleitorado a respeito. A depender do resultado, JHC poderia fazer a opção que melhor lhe conviesse.

Sem adversário

A tomar corpo a realidade de que Renan Filho não terá adversário de peso nas próximas eleições para o governo do Estado – com o acordo político firmado no Palácio do Planalto, na presença do Presidente Lula –, o prefeito JHC abandonaria a pretensão de disputar o lugar do governador Paulo Dantas.

Apoio

Em contrapartida, o chefe do Executivo municipal apoiaria Renan Filho para o governo e Arthur Lira e Renan Calheiros para o Senado. Ninguém sabe, entretanto, qual o pensamento do Palácio do Planalto sobre a possibilidade de o deputado Paulão também disputar uma das duas vagas, o que poderia complicar o meio de campo.

Forçando

Nas redes sociais e nas conversas de bastidores circulam a possibilidade de a nova direção regional do Partido dos Trabalhadores contratar uma empresa para que se faça uma auditoria no PT no sentido de apurar denúncias que foram divulgadas durante a campanha eleitoral.

Prudência

Segundo informações obtidas pela coluna, os novos dirigentes estão analisando a possibilidade, mas com muita prudência para não aumentar a tensão em um ano pré-eleitoral, que envolve, também, uma provável candidatura à reeleição de Lula.

Relacionadas