Impacto
Taxação dos EUA eleva apreensão sobre empregos no Brasil após acordo europeu

A comitiva de senadores brasileiros está desde o último domingo em Washington (EUA) para tentar negociar o tarifaço previsto para vigorar a partir de 1º de agosto. Um dos integrantes é o senador Fernando Farias (MDB-AL), que levou sua experiência no agronegócio ao longo dos anos para tentar ajudar a demover Trump da ideia de cobrar 50% sobre as exportações brasileiras.
Mesmo sem alimentar esperança de conversar diretamente com o presidente dos Estados Unidos e convencê-lo a recuar, a comitiva tenta sensibilizar, ao longo desta semana, republicanos e democratas do Congresso americano — alguns já empenhados para que se chegue a um entendimento.
Apreensão
A perspectiva de que a medida de Trump venha a impactar duramente o mercado de trabalho no Brasil, com os 50% de taxação, gerou um clima de apreensão. O temor aumentou após a União Europeia ter fechado um acordo no último final de semana.
Oscilação
Com a situação indefinida e marcada por interesses políticos, as bolsas oscilam, o dólar se valoriza e o risco à economia brasileira preocupa autoridades e investidores.
Pegando fogo
A movimentação intensa nos bastidores indica que o “acordão” fechado em Brasília nos últimos dias não agradou a uma das bases mais sólidas do MDB: o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.
Perigo
Para alguns deputados estaduais, disputar as eleições do próximo ano pelo partido é arriscado: seria necessário um número ainda maior de votos para manter os mandatos.
Evoluindo
Diante das incertezas, cresce a possibilidade de o governador Paulo Dantas disputar novamente o cargo em 2026. Segundo especialistas, o mandato-tampão que exerceu não contaria para fins de reeleição.
Engrossando
Com a possível migração de Paulo Dantas para o PSD, forma-se uma nova força política que pode provocar debandada de deputados do MDB. O movimento ganha força com a articulação para aliança com o Solidariedade, presidido por Adeilson Bezerra.
Entrave
A construção das megatorres na Lagoa da Anta enfrenta novo obstáculo: a ausência de licenças ambientais e urbanísticas. A situação, agravada pela indefinição do novo Plano Diretor, deve ser judicializada.
Alerta
Desde ontem, autoridades estão de prontidão para o risco de chuvas fortes em Maceió e outros municípios, segundo previsão do Inmet. Equipes estaduais e municipais montam operação para atendimento emergencial, especialmente em áreas de risco.