Sucessão
Reeleição de Paulo Dantas agita bastidores e pode reposicionar alianças na ALE

As especulações de que Paulo Dantas poderá ser candidato à reeleição, uma vez que o mandato tampão não contaria para sua inelegibilidade, correm com força, especialmente nos bastidores da Assembleia Legislativa, onde o MDB poderia ser substituído pelo PSD, partido que terá o domínio do governador.
Apreensivos em continuar participando do MDB, considerado o “partido da morte” nas eleições de 2026, pela necessidade de se ampliar o número de votos, o assunto é avaliado pelas principais lideranças da Casa de Tavares Bastos, especialmente pelo Presidente Marcelo Victor.
Insatisfação
O presidente da Assembleia Legislativa, que tem sido o fiel da balança no apoio ao MDB, não estaria nem um pouco satisfeito com os últimos acontecimentos envolvendo compromissos assumidos com o partido pelo prefeito de Maceió, JHC, em Brasília.
Crescendo
Como existem possibilidades concretas de que Dantas poderia vir a disputar novamente o cargo de governador, certamente a projeção de Renan Filho voltar a ser candidato poderia ser abortada, com a nova perspectiva de o PSD, que passará a ser comandado pelo governador, ser a nova força política em Alagoas.
Possibilidade
Entre as possibilidades de uma reviravolta nas projeções políticas para o próximo ano, que envolvem principalmente as candidaturas majoritárias, o quadro atual poderá ser completamente modificado, abrindo, consequentemente, fissuras na ala emedebista que pensa em reeleger Renan Calheiros para o Senado e Renan Filho para o governo.
Liderança
Especialista na arte de negociar preferencialmente nos bastidores onde tudo acontece, o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, tem feito consultas diárias com seus colegas de parlamento e não vê a hora de consolidar um novo projeto.
Composição
Entre os objetivos de fortalecer o PSD, estaria a possibilidade de compor com o Solidariedade, presidido por Adeilson Bezerra – mesmo que todos saibam do forte relacionamento político que tem com a família Calheiros. Em em política, tudo pode acontecer.
Fervendo
Essas possibilidades já acenderam um sinal de alerta na base adversária, que não vê com bons olhos a movimentação em torno do que foi firmado em Brasília, o que faz desarrumar o projeto inicial de um acordo amplo onde também está inserido o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Fidelidade
Alguns deputados fiéis ao Presidente da Assembleia Legislativa, admitem, nos bastidores, embarcar nessa canoa, desde quando possam garantir suas permanências na Casa de Tavares Bastos.
Confiança
Como a maioria dos deputados estaduais confia no comandante da ALE, uma vez que ele cumpre os compromissos assumidos de campanha, o que tem sido feito até hoje, a perspectiva é de tudo dar certo, repetindo-se a dobradinha Marcelo Victor / Paulo Dantas.