Eleições
Renan segue no jogo e futuro de Dantas ainda depende da Justiça

A possibilidade de o Ministro Renan Filho não disputar o governo de Alagoas no próximo ano é próxima de zero, a não ser que o governador Paulo Dantas não possa mesmo disputar a reeleição, assunto que está sendo tratado pelo núcleo jurídico do MDB.
A alternativa de outro candidato do grupo no lugar do Ministro dos Transportes ainda não passou pela cabeça dos dirigentes do partido, mas vale ressaltar que a possibilidade de um novo mandato de Paulo Dantas poderá ser viabilizada, o que dependeria de decisões nas instâncias judiciárias.
Ordem do dia
O assunto, que tomou conta dos bastidores políticos durante toda a semana, é considerado plenamente viável, mas o grupo do governador prefere não comentar publicamente a respeito.
Composição
A dúvida, porém, é se Dantas, com segurança de disputar novo mandato, sairá pelo MDB para fortalecer o grupo ou migrará antes para o PSD, levando com ele o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, e uma quantidade considerável de outros deputados estaduais.
Espaço
Como o tema é analisado com muita reserva nos meios políticos, se prevê que Marcelo Victor poderia indicar o candidato a vice, assunto que vem sendo discutido nos bastidores com frequência. Para reforçar a sua força no processo de sucessão, o Presidente da ALE conta com a maioria dos parlamentares com assento na Casa de Tavares Bastos.
Em aberto
Como as eleições majoritárias são uma prioridade do grupo instalado no Palácio República dos Palmares, tudo pode acontecer daqui pra frente por lá, onde as tratativas vão além da base do governo e migram até para prováveis adversários.
Adiado
O governo dos Estados Unidos adiou o início da vigência do tarifaço, que ocorreria hoje, para a próxima quarta-feira, 6 de agosto. A novidade foi uma medida mais branda, que favorece exportações como as do suco de laranja e aeronaves, mas o café, a carne e muitos outros ainda estão tarifados com 50%.
Indiferente
A comitiva de parlamentares em Washington discutiu a crise com colegas americanos, sobretudo os Democratas, mas manteve poucos contatos com a cúpula do governo americano. Ou seja, a redução na tarifa de alguns produtos se deu unicamente pela avaliação feita pelos técnicos dos EUA.
Alternativa
O governo federal, entretanto, tem trabalhado com outras alternativas para diminuir o impacto junto ao empresariado brasileiro, que fatalmente será prejudicado com as duras medidas do presidente dos EUA.
Placas turísticas
O governador Paulo Dantas assina nesta sexta-feira (1), a ordem de serviço para a implantação de placas de sinalização turística no município de Maragogi, no Litoral Norte do estado. O objetivo da medida é melhorar a infraestrutura dos destinos, tornando-os mais competitivos e facilitando o acesso aos principais municípios com vocação para o turismo.