Alinhamento
Base bolsonarista observa possível reviravolta política de JHC em Maceió

Simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro em Alagoas ainda aguardam e esperam entender a possibilidade de o prefeito de Maceió sair do Partido Liberal, migrar para o PSB e fazer parte do grupo de apoio ao Presidente Lula, que tem garantido disputar a reeleição.
Defensor de Bolsonaro nas últimas eleições – em que o eleitorado de Maceió optou por dar maioria ao ex-presidente –, JHC tem tido trabalho para administrar a provável e possível mudança de postura política.
ZAMBELLI
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) vai continuar presa na Itália durante o processo de extradição para o Brasil, decidiu a Justiça italiana nessa sexta-feira (1º) A deputada está detida no presídio feminino de Rebibbia e passou por uma audiência de custódia na Corte de Apelação de Roma. A defesa tentou substituir a prisão por medidas restritivas.
A DÚVIDA
Visto como um cabo eleitoral de força na capital do Estado numa disputa entre o governo Lula e adversários políticos do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro, JHC tem analisado os prós e os contras para não pisar em falso, o que poderia comprometer a sua carreira política.
TERMÔMETRO
Os olhos do eleitorado estão voltados para este domingo (3), na manifestação programada para o Corredor Vera Arruda, a partir das 9h. Tendências políticas aguardam para saber se o prefeito JHC participará do evento.
AVALIANDO
Como sabe que sua decisão pode complicá-lo eleitoralmente se for para o lado da situação, JHC tem adiado o quanto pode para decidir seu futuro político, mas sabe que o tempo está acabando.
ACABANDO
Para aliados políticos – principalmente da Câmara de Vereadores –, uma decisão do prefeito é importante e urgente para que possam começar o trabalho de convencimento dos eleitores. Desistir da candidatura ao governo e participar de indicações para cargos nas futuras eleições podem resolver a situação ou complicá-la ainda mais.
NA VITRINE
A aceleração de obras na capital e no interior pelo governo do Estado leva a crer que o Governador Paulo Dantas, bem avaliado nas pesquisas, pode mudar de opinião e resolver se candidatar nas eleições de 2026, o que ele nega, mas seria possível, segundo avaliações jurídicas feitas recentemente.
ALTERNATIVA
Até agora sem um adversário de peso para disputar o governo, o Ministro Renan Filho aposta em retornar ao Palácio República dos Palmares sem maiores problemas, embora seu nome também esteja sendo especulado por setores do MDB para uma candidatura a vice na chapa do Presidente Lula.
MUDANÇA
Quem convive com o deputado Alfredo Gaspar sabe que ele está no União Brasil por pouco tempo, não descarta se filiar a novo partido – como o Novo, que lhe fez reiterados convites – e compor com outras legendas para disputar um cargo majoritário. Como o União Brasil é comandado pelo deputado Arthur Lira, candidato a candidato a uma das duas vagas do Senado e que já teria consumado um grande acordo político, ficar onde está é perder a oportunidade de ir mais além.