loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 11/08/2025 | Ano | Nº 6024
Maceió, AL
21° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Conflito

Nova ação no STF reaquece disputa entre Arthur Lira e Renan Calheiros

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O clima que parecia ameno entre o deputado Arthur Lira (PP) e o senador Renan Calheiros (MDB) volta a efervescer nos tribunais em Brasília e coloca um ponto de interrogação nos comentários de que, por baixo dos panos, estaria em andamento uma aliança branca entre eles com vistas às eleições do próximo ano.

Pelo menos publicamente e em consequência de nova ação no Supremo Tribunal Federal interposta por Lira contra Calheiros, o clima não é nada bom e tudo volta à estaca zero.

OFENSAS

O ex-presidente da Câmara dos Deputados volta a pedir ao STF punição para o senador Renan, acusando-o, segundo o colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, de ter tido contra ele uma conduta “criminosa e degradante” por supostas ofensas através das redes sociais.

SEM SENTIDO

Como havia a possibilidade de uma aliança entre os dois, certamente a situação fica delicada, com o eleitorado da capital e do interior passando a não entender mais nada. Aparentemente, os dois deverão mesmo ser adversários em 2026, ambos com o mesmo propósito de se eleger para o Senado da República.

NADA MUDA

Em termos locais, a possibilidade de uma composição entre as duas lideranças é praticamente nula. Ou seja, cada um deve mesmo tomar o seu destino, mesmo com a perspectiva de entendimento levantada em reunião realizada no Palácio do Planalto.

INCERTEZA

Esses desencontros políticos certamente não definem, pelo menos no momento, alianças de um lado e alianças do outro, enquanto as legendas se preocupam com a eleição para a Assembleia Legislativa no próximo ano.

CORRERIA

Como a legenda do MDB é considerada pesada eleitoralmente, existe a perspectiva de uma revoada de deputados, cuja maioria discute nos bastidores qual a melhor opção para continuar com um mandato na Casa de Tavares Bastos.

CRESCENDO

Alguns deputados veem com bons olhos o Governador Paulo Dantas assumir o comando do PSD, de Gilberto Kassab, nos próximos meses, o que seria uma boa opção para quem não precisa brigar por muitos votos.

PREVISÃO

Um deputado com assento na Assembleia Legislativa confidenciou à coluna que, enquanto as direções dos partidos não definem os projetos, o que resta é manter os redutos eleitorais, deixando para o início do próximo ano as arrumações finais, mesmo que a demora venha a prejudicar futuras combinações políticas.

EMERGÊNCIA

O Governador em exercício, Ronaldo Lessa, está desde o início da semana em Brasília para acompanhar com o Palácio do Planalto a negociação sobre o tarifaço, que entra em vigor hoje e atinge em cheio alguns produtos nacionais.

Relacionadas