Bastidores
Acordão em Brasília mantém indefinição entre Renan e Dantas para 2026

Pela demora em se tornar público o acordão fechado em Brasília entre forças políticas do estado e envolvendo também o prefeito JHC, o sentimento é de que alguma coisa está acontecendo fora os aviões de carreira, o que torna as tratativas passíveis de serem modificadas.
Se de um lado existe unanimidade em Renan Filho disputar o governo pelo MDB, por outro também existe, mesmo que prematuramente, a possibilidade de o Governador Paulo Dantas buscar a reeleição dependendo do entendimento da legislação eleitoral.
PONTO SENSÍVEL
Como o pensamento do grupo da situação não é unânime, já que entra aí a participação do Governador Paulo Dantas e do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, as negociações abrem uma janela que podem modificar o projeto político para 2026.
EXPECTATIVA
Mesmo o assunto sendo discutido com bastante preocupação nos bastidores, as eleições do próximo ano podem ser o divisor de água, desde quando ameacem interesses dos grupos envolvidos na disputa.
DEFINIÇÃO
Pelos comentários entre vereadores da situação na Câmara, este mês de agosto será decisivo para que o prefeito JHC anuncie para onde vai nas eleições do próximo ano. Isso depende, exclusivamente, do acerto que foi feito com a participação do Presidente Lula ao informar a escolha do nome da procuradora Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça.
SABATINA
As expectativas são de que a sabatina que será feita pelo Senado também deva ocorrer na segunda quinzena de agosto, depois do relatório a ser entregue pelo senador Fernando Farias.
IMPROVÁVEL
Embora a oposição no Senado venha exercendo forte pressão para viabilizar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – conseguiu 41 votos para sua admissibilidade –, os termômetros indicam que não contará com os senadores Renan Calheiros, Fernando Farias e Eudócia Caldas.
MAU SINAL
Mesmo que vá à Organização Mundial do Comércio contra as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, autoridades brasileiras estão atordoadas com o que possa vir a acontecer, inclusive penalizando mais fortemente o Norte e Nordeste.
APELO
O conceito do deputado Arthur Lira com líderes da oposição na Câmara ainda está em alta. Ontem, Lira foi procurado para encontrar uma alternativa para o impasse entre o grupo e a Mesa Diretora, à frente o deputado Hugo Motta, do Republicanos.
VELOCIDADE
O projeto que definiu reajuste na tabela do imposto de renda até dois salários mínimos, em vigor através de uma medida provisória, foi aprovado ontem pelo Senado em uma sessão ultrarrápida, que não demorou nem 15 minutos.