loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 26/08/2025 | Ano | Nº 6040
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Cenário

Pausa na disputa em Alagoas aguarda definição política em Brasília

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O rebuliço político em Brasília envolvendo a Câmara dos Deputados e o Senado Federal tem feito baixar, em Alagoas, a poeira da campanha para as eleições do próximo ano, embora várias alternativas estejam postas à mesa pela situação e oposição.

Como alguns fatores estão literalmente ligados a compromissos com o governo federal, certamente depois que os temas forem resolvidos se poderá saber quem é quem no processo eleitoral, afora a pré-candidatura do Ministro dos Transportes, Renan Filho, ao governo do Estado, que já é praticamente uma unanimidade no MDB.

NADA FÁCIL

O Congresso Nacional tem passado por uma situação das mais difíceis dos últimos anos, e a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro foi o estopim. O clima tenso ainda deve permanecer por muito tempo.

PRESSÃO

Assim como em outros estados, eleitores fazem pressão em Alagoas para seus representantes na Câmara e no Senado sobre o projeto de anistia, que vem crescendo a cada dia.

REFLEXO

Para observadores políticos, a pressão parte das ruas com caminhadas e carreatas e isso pode fazer a diferença, principalmente porque no próximo ano serão realizadas eleições para a Presidência da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

FORTALECIDA

A oposição está saindo fortalecida dessa movimentação na Câmara e no Senado, mas sabe que votar um possível impeachment do ministro Alexandre de Moraes, é, pelo menos no momento, quase impossível. Além da abertura do processo, que encontra resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, seriam necessários 54 votos, número bastante improvável de ser alcançado.

SINALIZAÇÃO

A sucessão estadual tem sido um assunto recorrente na Assembleia Legislativa, mas alguns deputados ainda esperam a decisão do seu Presidente, Marcelo Victor. A possibilidade de outro mandato do Governador Paulo Dantas tem emperrado o avanço nas composições políticas.

NO FIM

Mesmo já tendo demonstrado que vai encerrar definitivamente suas operações em Maceió, a Braskem está ainda muito longe de resolver todos os seus problemas, que se avolumam com o aparecimento de novas fissuras em bairros da capital.

AUMENTANDO

Os Flexais de Baixo e de Cima, no entorno de Bebedouro, por exemplo, são agora o novo alvo relacionado ao afundamento, que está se alastrando pela região, de acordo com novas avaliações técnicas. A confusão está muito longe de terminar.

PRIMEIRO PASSO

Como a Gazetaweb noticiou no final de semana, o primeiro passo para a desativação da unidade de cloro-soda, no Pontal da Barra, foi dado com um comunicado da empresa à Algás.

Relacionadas