Economia
Possível fechamento da Braskem ameaça 4,1 mil empregos e R$ 5,1 bi em Alagoas

Além do impasse sobre a venda da petroquímica à Novonor, que está travada devido às pendências relativas ao afundamento de bairros de Maceió, uma outra frente relacionada à Braskem atrai as atenções dos alagoanos. Uma reunião marcada para esta quarta-feira pela direção da Algás para avaliar o projeto de desativação da empresa a partir do ano que vem pode abalar o setor econômico do Estado, considerando o impacto e riscos de fechamento de mais de 4.100 empregos diretos e indiretos.
Além desse problema de grandes proporções, deixará de circular no Estado o equivalente a R$ 5,1 bilhões por ano, afetando toda a cadeia produtiva e causando um impacto sem precedentes na economia alagoana.
SINAL
A Braskem já havia sinalizado, dias atrás, que a produção de soda-cloro aos poucos estava diminuindo, uma vez que a empresa Intermarítima que ganhou a concorrência para a importação de sal do Chile havia praticamente interrompido as operações.
AFETANDO
A desativação da unidade da Braskem vai atingir, também, a movimentação portuária, onde centenas de trabalhadores vinculados ao Órgão Gestor de Mão-de-Obra – OGMO, como estivadores, arrumadores, guindasteiros e conferentes, perderão recursos com a ausência de navios no Porto de Maceió.
ANÚNCIO OFICIAL
Até agora, entretanto, não se sabe quando oficialmente a empresa vai se posicionar e informar como ficam as negociações de indenizações a empresas e pessoas físicas que ainda reivindicam compensações financeiras por terem sido atingidos pelo afundamento do solo.
NÓ CEGO
Independentemente de o prefeito JHC desistir ou não de uma candidatura ao governo do Estado, o Partido Liberal deve lançar um nome para concorrer às eleições. Essa seria a recomendação da direção nacional do partido para fortalecer a legenda em todos os estados.Em outras palavras, o PL também não vai tolerar que seus filiados façam algum arrumadinho com outras legendas, medidas que podem culminar até em expulsão.
VIGILANTES
Em Alagoas, o deputado Cabo Bebeto e o vereador por Maceió Leonardo Dias estão com as antenas ligadas. Havendo descumprimento da resolução já publicada pelo PL, a direção nacional pode intervir nos diretórios em todo o País.
PREFERÊNCIA
O Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, tem confidenciado que defende o nome do deputado Bruno Toledo para uma provável candidatura a vice-governador.
REATIVANDO
Arthur Lira e Marcelo Victor andaram se estranhando politicamente nos últimos anos, mas parece que o desconforto político está em fase final. O passo inicial foi a homenagem recebida por Lira na Assembleia Legislativa, ao lado de um presidente da Casa todo sorridente.