loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 14/08/2025 | Ano | Nº 6031
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Articulação

Aproximação de Marcelo Victor com Arthur Lira tensiona cenário e preocupa aliados de Renan Filho

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A aproximação repentina do Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Marcelo Victor, com o deputado Arthur Lira demonstra que o clima de composições políticas para as eleições do próximo ano não anda nada confortável em partidos que haviam apostado na indicação do Ministro Renan Filho (MDB) para disputar o governo de Alagoas.

Como a família Calheiros tem tido encontros frequentes com João Caldas – o pai de JHC –, que contou com apoio do senador Fernando Farias para apressar a sabatina no Senado da procuradora Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça, houve uma reação previsível de insatisfação.

SENTIMENTO

A homenagem feita pela ALE ao deputado Arthur Lira na segunda-feira reascendeu a esperança de que uma nova composição política entre o ex-presidente da Câmara dos Deputados e Marcelo Victor esteja a caminho.

PARCERIA

Ninguém aposta, mas todos sabem que o Governador Paulo Dantas tem uma afinidade política há vários anos com o Presidente da Assembleia Legislativa e isso pode mudar os rumos das alianças para 2026.

ALTERNATIVA

Caso Paulo Dantas não possa repetir a dosagem, indo para mais um mandato – o caso está sendo analisado pelo setor jurídico –, outro nome escolhido por ele, Arthur Lira e Marcelo Victor estaria na ordem do dia para enfrentar o candidato do MDB.

NOVO PARTIDO

Como o Governador tem a intenção de se filiar ao PSD, de Gilberto Kassab, o que se prevâ é uma revoada de deputados estaduais do MDB para esse partido, fortalecendo, assim, um time que conta, além do Governador, com Marcelo Victor e seus seguidores.

PREVISÃO

Para especialistas na área, o Partido Liberal só não observa a possibilidade de uma aliança com a base aliada do Presidente Lula, mas com outros partidos, existe, sim, ampla possibilidade. Comandado pelo deputado Cabo Bebeto, o PL pode fazer a diferença nas eleições de 2026 se o embate for polarizado.

APRESSANDO

Credores que ainda restam da Braskem querem apressar as decisões, antes de a empresa paralisar suas operações no ano que vem, o que certamente dificultará ainda mais as negociações. O tema está preocupando o setor econômico do Estado, que vê grandes prejuízos com o fechamento da empresa.

ALTERNATIVAS?

Um eventual fechamento da indústria química deverá causar danos irreparáveis às empresas que atuam no seu entorno. E, pelo menos nas avaliações técnicas, há poucas alternativas para a fábrica continuar explorando o setor de cloro-soda.

DESEMPREGO

Além de impostos que farão falta à administração pública, o iminente desemprego de grande número de trabalhadores é encarado como um desafio para as autoridades.

Relacionadas