loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 16/08/2025 | Ano | Nº 6033
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Cenário

Renan evita aproximação com Lira enquanto alianças e candidaturas seguem em aberto

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O senador Renan Calheiros exerce o jogo da inteligência não desejando se aproximar do deputado Arthur Lira, que persegue uma das vagas do Senado, mas não impede que, paralelamente, se façam acordos políticos, sobretudo no interior do Estado.

Com a possibilidade de candidaturas alternativas como a de Alfredo Gaspar e Davi Davino, além do PSD entrando na jogada para fortalecer as eleições majoritárias, o quadro atual é de incertezas.

NÃO QUER, MAS...

Nos bastidores, uma dobradinha entre Renan e Arthur começa a ser discutida com muita prudência entre os pré-candidatos, mas tudo dá a entender que, mesmo sem se aturarem pelo menos publicamente, tudo pode acontecer.

COMPLICADOR

O difícil até o momento é convencer Davi Davino e Alfredo Gaspar a não serem candidatos, o que exigiria um esforço muito maior de Renan e Lira na disputa pelas duas vagas no Senado.

CONFORTÁVEL

Se por um lado Alfredo Gaspar estuda a possibilidade, observando que uma candidatura à reeleição é garantida e este não seria o momento de arriscar, por outro lado está complicado convencer Davi Davino do contrário.

DIFERENÇA

A vantagem de Alfredo Gaspar e Davi Davino é que ambos, numa candidatura majoritária, sairiam bem votados em Maceió, ao contrário de Renan e Lira, que encontram certa resistência no eleitorado da capital. Mas, decerto, teriam dificuldades para manter redutos políticos no interior do Estado.

PARCERIA

Publicamente Davi Davino deverá sair candidato pelo Republicanos porque, inicialmente, daria palanque a Antônio Albuquerque, que tem o interesse de disputar uma vaga na Câmara Federal. Como tudo se trata apenas de suposições, o quadro eleitoral pode mudar de um dia para outro.

RESSENTIMENTO

Mesmo que não venha a público com suas queixas políticas, Davi Davino continua ressentido com o presidente do PP regional, Arthur Lira, por lhe ter negado a legenda em eleições passadas. Agora, no Republicanos, a tendência é que ele vá em frente no seu projeto político, o que não deixa de ser uma dor de cabeça para seus atuais adversários.

ADIANDO

Até agora, porém, o destino político nas eleições do próximo ano do prefeito de Maceió, JHC, continua indefinido. Pelo menos publicamente, embora se comente nos bastidores que tudo já está definido dentro das alianças feitas até o momento.

INSATISFEITO

Embora não seja do seu feitio comentar divergências políticas, o deputado Marcelo Victor pode mudar sua opinião com relação à disputa pelo governo do Estado nas eleições de 2026. As projeções podem mudar de rumo a qualquer momento.

Relacionadas