loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 26/08/2025 | Ano | Nº 6040
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Alianças

Posse de Marluce Caldas no STJ deve marcar anúncio do futuro político de JHC

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A posse da procuradora Marluce Caldas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deve acontecer nos próximos dias, será o momento previsto para que o prefeito JHC anuncie seu destino político a partir de 2026, com possíveis mudanças de partido e novas alianças políticas.

Uma minirreforma administrativa na prefeitura, possibilitando a participação de novos colaboradores, está dentro do projeto de JHC, juntando aí a família Calheiros e o deputado federal Arthur Lira.

EXPECTATIVA

Entre as mudanças previstas e que colocam a bancada governista na Câmara de Vereadores em alerta estão o remanejamento de cargos e a disposição de JHC de concluir o seu mandato até 2027, tempo suficiente para uma nova fase política em Maceió.

DÚVIDA

Como uma mudança de partido e a desistência de disputar o governo do Estado atenderiam principalmente aos propósitos de Renan Calheiros e de Arthur Lira, o projeto também passa por uma articulação do Governador Paulo Dantas e do Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.

NOVA MISSÃO

A atuação do vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, também está dentro do pacote, mas até agora todos se mantêm em silêncio sobre qual será o seu papel nas futuras eleições e o seu projeto político pessoal a partir dessas composições.

REAPROXIMAÇÃO

Em que pese a relatoria do Senado para a aprovação do nome de Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça ter sido feita pelo senador Fernando Farias, nos últimos meses o senador Renan Calheiros tem se aproximado do pai de JHC, João Caldas, antes dos adversários.

NOVOS PROJETOS

Vistos coladinhos durante a consolidação do nome de Marluce para o STJ, João Caldas e Renan têm algo em comum: algum compromisso para as eleições do próximo ano, embora nenhum dos dois queira dizer no momento qual é.

CONTAMINAÇÃO

A aproximação nos últimos dias de Arthur Lira e Marcelo Victor, que não poupou elogios ao ex-presidente da Câmara em solenidade na Assembleia, além de uma provável reconciliação, é um recado a quem interessar possa de que ambos estarão juntos novamente nas próximas eleições, o que não acontecia havia muitos anos. Arthur Lira/Marcelo Victor e Renan/João Caldas indicam que muita coisa deve acontecer quando se definirem as posições dos grupos nessa campanha política que começa acelerada.

HOMENAGEM

A entrega da Comenda Tavares Bastos feita ontem pela Assembleia Legislativa ao ex-chefe do Gabinete Civil do governo de Renan Filho, médico e empresário Fábio Farias foi uma das mais justas dos últimos anos. Bom articulador, sem adversários, Farias foi de grande importância no governo do MDB.

Relacionadas