loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 27/08/2025 | Ano | Nº 6041
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Alianças

Federação entre União e PP redefine cenários e aproxima Lira de Alfredo Gaspar

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A oficialização da federalização do União Brasil com o Partido Progressista (PP) deverá dar novo rumo na política nacional e local e, naturalmente, para as composições de grupos que pretendem disputar as eleições do próximo ano.

Se o deputado Arthur Lira poderia ter Alfredo Gaspar como adversário para o Senado em um primeiro momento, agora os dois estão no mesmo barco e só o tempo vai definir suas situações.

DESEMBARQUE

Além de formar a maior bancada no Congresso Nacional, PP e União Brasil anunciam desembarque da base do governo. Na prática, isso ainda não aconteceu, mas causará uma grande baixa no grupo de apoio ao Palácio do Planalto no Congresso Nacional.

COMO FICA

Com alguns ministros instalados no governo, ou esse pessoal muda de partido ou, decidindo permanecer, fica ameaçado de expulsão pelas duas legendas. Uma decisão deles requer ainda muita conversa e negociações.

SITUAÇÃO LOCAL

Como Arthur Lira e Alfredo Gaspar estão na nova superfederação, um deles deverá optar por um outro partido para poder disputar uma candidatura majoritária. O fato é que os dois não deverão, simultaneamente, sair candidatos ao Senado.

OPÇÃO

Bem situado nas pesquisas de opinião, Gaspar tem ainda a opção de se candidatar ao governo do Estado, mesmo sabendo que, no momento, teria assegurada sua reeleição como deputado federal. Imagina-se que ele não embarcaria numa aventura sem ter a certeza de sucesso.

APRESSANDO

A formação da superfederalização entre o PP e o UB certamente irá apressar a decisão do prefeito JHC: fica no Partido Liberal ou migra para outro partido ou será candidato ao governo. Mesmo que ainda não se saiba o rumo a ser tomado pela nova coligação nos estados, na prática tudo deve mudar em termos de composições políticas, mas só com a avaliação dos que irão comandar a superfederação pelos próximos quatro anos.

MAIS ESPAÇO

Paralelamente, o PT e o MDB deverão obter mais espaços no governo federal, com mais alguns ministérios, fortalecendo os partidos aliados para as eleições de 2026.

RISCO

Como estão saindo do governo, onde a barca está oscilando, deputados que detêm espaços no governo federal em Alagoas deverão entregá-los, a exemplo do deputado Arthur Lira, que comanda parte da Saúde no Estado, o Porto de Maceió e a CBTU.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas e entidades parceiras levarão serviços de saúde e ações de conscientização contra a violência doméstica a Arapiraca, na próxima segunda-feira (25). A Arena do Empoderamento funcionará das 8h às 14h, no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos dos Santos, no bairro Manoel Teles.

Relacionadas