Bastidores
Destino político de JHC segue indefinido em meio a pressões e compromissos em Brasília

Mesmo estando a oposição impaciente quanto ao anúncio a ser feito pelo prefeito JHC sobre o seu destino no emaranhado político de Alagoas, o entendimento nos bastidores é de que a situação não deve ser tomada apressadamente.
Para uma definição, JHC está analisando os compromissos que deve ter assumido em Brasília, avaliando se vale mesmo a pena deixar o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, e ouvindo bastante o seu grupo político instalado em parte na Câmara de Vereadores.
AVALIAÇÃO
O prefeito de Maceió também amadurece entendimentos com o deputado federal Alfredo Gaspar, que tem aparecido bem em algumas pesquisas eleitorais. A discussão passa, naturalmente, pelas intenções de Gaspar de disputar uma eleição majoritária, desde que tenha respaldo das forças de oposição ao Palácio República dos Palmares.
INEXISTÊNCIA
Outro fator que tem sido discutido na base política de JHC é a impossibilidade de uma composição política com o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, que tem se mostrado arredio desde o início quanto a uma aliança com o prefeito.
SEJA O QUE FOR
Independentemente do que foi acordado meses atrás em Brasília, os bastidores revelam que não existe a menor possibilidade de uma aliança entre o senador Renan Calheiros e o deputado federal Arthur Lira. A tendência é que eles mantenham o propósito de não se aproximarem nesta fase de pré-campanha eleitoral.
REDUTOS
O que importa, avaliam aliados dos dois grupos, é Renan e Arthur viabilizarem o apoio de situação e oposição na eleição para o Senado e secarem prováveis outros candidatos. Ou seja, nos municípios – como são dois votos para o Senado – ambos trabalham para garantir quem sairá na frente.
PALANQUE
Para quem deseja voos mais altos nas próximas eleições, nada melhor do que ser relator da CPMI do INSS. E isso caiu como uma luva na pretensão do deputado federal Alfredo Gaspar, crítico ácido do governo do Presidente Lula.
ESPAÇO
Com a federalização do PP e União Brasil, que se transforma na maior bancada do Congresso Nacional, é de se esperar que Gaspar participe, ao lado de Arthur Lira, do diretório regional, que hoje é presidido por Luciano Cavalcante.
RISCO
Pelo que se tem discutido com frequência na seara política, a tendência é de Alagoas perder um deputado federal e três estaduais, o que tornaria mais complicadas as eleições do próximo ano.
SAINDO FAÍSCA
O mandado de busca e apreensão contra o pastor Silas Malafaia, na última quarta-feira, quando chegou da Europa, pode deixar os ânimos no Brasil ainda mais exaltados. O pastor foi alvo de restrições e teve o seu celular e passaporte apreendidos.