loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 26/08/2025 | Ano | Nº 6040
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Transporte

Corte de recursos agrava crise da CBTU e ameaça futuro do VLT em Maceió

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A redução do número de viagens dentro da já apertada grade horária do VLT da CBTU, para administrar os poucos recursos que chegam, acende um sinal de alerta de que a situação da empresa financeiramente vai de mal a pior, o que tem preocupado servidores da instituição.

Se já estava bastante difícil superar as dificuldades depois do afundamento do solo na região do Mutange, o freio na transferência de recursos do governo federal – que já banca tudo por ali e até mesmo a folha de pagamento – impacta perigosamente na continuação do projeto ferroviário.

INCERTEZA

Com as limitações impostas pelo governo federal, em que a CBTU prioriza a compra de óleo diesel para manter em funcionamento precariamente os VLTs e o trem de ferro, a empresa navega em incerteza e o horizonte é sombrio pela crise econômica que se abateu sobre o País.

RECEIO

Entre antigos servidores, a perspectiva de o sistema ferroviário ser mantido em Alagoas, especialmente em Maceió, é uma incógnita e não está descartada uma desativação do setor, o qual, pouco ou muito, tem ajudado na mobilidade urbana.

GRAVIDADE

Atolada em dívidas, a CBTU nacional vive totalmente às custas do governo federal, cujos recursos estão na iminência de sumir para que a administração pública possa cumprir o teto de gastos e sua meta fiscal.

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO

Enquanto tenta administrar os problemas que vem enfrentando, a CBTU aposta na indenização pedida de mais de R$ 1,3 bilhão da Braskem, principal responsável pela redução drástica do número de passageiros, que vem encolhendo no decorrer dos dias.

NORDESTE SAI NA FRENTE

O governo de Alagoas firmou a primeira cooperação binacional contra a adultização. Wendel Palhares, secretário de Comunicação do governo Paulo Dantas, acertou parceria de trabalho entre a Secom alagoana e a Office of Communications (Ofcom), a agência reguladora do governo britânico responsável por supervisionar a segurança online.

PRIORIDADE ÀS CRIANÇAS

Os objetivos centrais da parceria são proteger crianças e adolescentes na internet e combater a desinformação. A Ofcom criou regras para que redes sociais e plataformas digitais protejam usuários de conteúdos ilegais e nocivos, como abusos, golpes e desinformação.

ZAMBELLI

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. O placar fechou em 9 a 2 pela condenação, tendo como base o voto do ministro Gilmar Mendes, relator do caso. A deputada é acusada de perseguir, armada, o jornalista Luan Araújo, apoiador de Lula. O episódio ocorreu em outubro de 2022, durante o segundo turno das eleições.

Relacionadas