loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 26/08/2025 | Ano | Nº 6040
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Disputa

Federação entre PP e União Brasil acirra incertezas na corrida pelo Senado em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A federalização envolvendo o Partido Progressista e o União Brasil, longe de ter sido uma solução, passa a ser um grande problema para candidatos ao Senado, como o deputado Arthur Lira e o senador Renan Calheiros.

Essa aliança – mesmo que aproxime forças político-eleitorais no Estado – ainda deve ser motivo de muitas discussões, compromissos futuros e definições de quem realmente vai participar do projeto, o que tem preocupado velhos adversários.

EXPECTATIVA

Com o deputado Alfredo Gaspar atuando como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, fica claro e evidente que o parlamentar terá grande exposição na mídia, crescendo assim a possibilidade de sair candidato ao Senado ou ao governo de Alagoas, dependendo do que apontarem as pesquisas.

MUDANÇA

Até agora, porém, nada indica que Gaspar, para topar uma candidatura majoritária, necessite deixar o União Brasil e migrar para outro partido, encerrando, assim, uma parceria de alguns anos com Arthur Lira.

NEBULOSO

O quadro político, entretanto, continua muito nebuloso e somente deve clarear a partir de quando JHC decida sobre o seu projeto político. Hoje aliado de Alfredo Gaspar, o prefeito de Maceió seria o fiel da balança, tornando-se, se abandonar a ideia de uma candidatura ao governo, um forte cabo eleitoral na capital.

HERANÇA

Como ainda não decidiu se vai deixar o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, embora tenha recebido insistentes convites do PSB, de João Campos, presidente da legenda em nível nacional, o prefeito de Maceió avalia se isso não pode contrariar seus eleitores de direita na capital alagoana.

ESPERA ANGUSTIANTE

Muito embora as especulações sobre a decisão de JHC sejam constantes na Câmara, os vereadores aguardam para já uma definição para que possam, durante a pré-campanha eleitoral, preparar seus redutos eleitorais.

ALERTA

Como a decisão do ministro Flávio Dino é para todos os estados, pode ser que emendas parlamentares entrem no pacote no Estado de Alagoas. O ministro adotou duas duras medidas: investigar o planejamento das emendas e adotar medidas junto a instituições financeiras para impedir que o dinheiro das emendas seja sacado na boca do caixa.

SEM PREVISÃO

Com o impasse na indenização pela Braskem, o projeto de expansão do VLT até o Shopping Maceió fica comprometido, assim como o traçado que evitaria a passagem pelo bairro do Mutange, mesmo que a área possa ficar estabilizada.

ALTERNATIVA

Com Davi Davino decidindo por uma candidatura majoritária para dar suporte a Antônio Albuquerque para federal, o clima fica tenso entre os principais candidatos ao Senado da República.

Relacionadas