Xadrez alagoano
JHC continua evitando a polêmica

O senador Renan Calheiros tem recorrentemente estimulado o prefeito JHC a concorrer ao Senado Federal visando atropelar seu principal adversário, mas nada está impedindo de o deputado Arthur Lira de continuar buscando as bases para ratificar o seu desejo de participar da eleição majoritária.
Paralelamente, o prefeito de Maceió tem se mantido afastado da polêmica, mas aliados afirmam nos bastidores que ele teria um compromisso com o ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira e, por isso, iria cumprir o que ficou acordado.
CONFUSO
Em um quadro político confuso, mesmo assim JHC tem se encontrado com Davi Davino e, embora as candidaturas ainda estejam indefinidas, tem indicado uma relação política mais próxima com o ex-deputado, que tem bombado em pesquisas de opinião.
CONTRARIANDO
Há quem diga que JHC seria mesmo candidato ao governo – embora alguns pensem diferente –, contrariando, dessa forma, a expectativa do MDB por meio do senador Renan Calheiros, que não gostaria de uma disputa entre seu filho e o prefeito de Maceió, pois refletiria na sua reeleição ao Senado.
OUTRO CAMINHO
Nessas suposições, há de se perguntar como ficaria então o deputado federal Arthur Lira. Pessoas de seu círculo de amizade garantem que o quadro político não muda. Lira seria candidato ao Senado, independentemente de qualquer acidente de percurso.
IMPASSE
O baixo percentual do nome do ministro Renan Filho para a vaga de vice da provável candidatura à reeleição do Presidente Lula no próximo ano sinaliza que ele será mesmo candidato ao governo do Estado. A situação, porém, ganha novos contornos, já que nem Renan Filho tampouco o prefeito JHC gostariam de se enfrentar nas urnas neste momento.
AGITAÇÃO
Uma pesquisa realizada no início da semana por um dos muitos institutos em Maceió e região metropolitana mostra que Alfredo Gaspar e Davi Davino lideram para o Senado, o que joga mais lenha na fogueira.
SEM VOLTA
Pelas últimas declarações, Davi Davino está mesmo disposto a disputar uma das vagas para o Senado, mas sabe que apenas a região metropolitana não será suficiente para elegê-lo, embora conte com o apoio do deputado estadual Antônio Albuquerque, do Republicanos, e que quer chegar à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
INDEFINIDO
Nas movimentações de bastidores, os principais cargos majoritários continuam indefinidos e a situação só vai mesmo clarear por ocasião das convenções partidárias no próximo ano. Ocorre, porém, que as alianças, composições e acertos de campanha já se fazem sentir no dia a dia político.