loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 09/09/2025 | Ano | Nº 6049
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Julgamento

Suposta trama golpista

STF retoma julgamento

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Depois de um final de semana muito agitado, em que milhares de brasileiros foram às ruas para exigir uma anistia ampla, geral e irrestrita para os envolvidos na suposta tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retoma hoje o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus.

A partir das penas que os réus poderão sofrer, a pressão de partidos de direita deverá ser intensificada para que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, paute o projeto que pode restabelecer a soltura dos condenados.

PROTESTO

Nas ruas, no último domingo, simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as principais avenidas de cidades brasileiras para protestar contra o julgamento dos que são acusados de tentativa de golpe de Estado.

NOTA FISCAL

Os contribuintes alagoanos que participam da campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC) e foram premiados em algum sorteio devem ficar atentos. A Sefaz-AL informa que o resgate dos valores não é automático e deve ser solicitado em até um ano, para que o prêmio não seja perdido. muitos consumidores esquecem de conferir o saldo da conta e perdem o direito.

PACÍFICA

As manifestações pacíficas também aconteceram na orla marítima de Maceió, com a participação de milhares de pessoas, muitas portanto cartazes e pedindo a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto que pede anistia para todos os envolvidos

TEMPO ESGOTADO

Pelo cronograma estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal, o julgamento termina nesta semana, muito embora a defesa dos acusados ainda possa recorrer até o trânsito em julgado.

DISCUTÍVEL

Há quem entenda que esse projeto cobrado, se aprovado no Congresso, será considerado inconstitucional pelo STF, que até agora não vê brechas para uma revisão que possa beneficiar os réus do processo, embora o assunto já esteja sendo discutido no Senado Federal.

CRESCENDO

A possibilidade de o prefeito JHC sair candidato ao governo do Estado está crescendo a cada dia. Pelo menos é o que acham alguns aliados, que não estão nem aí para o acordão que ocorreu em Brasília.

PASSADO

Para alguns interlocutores, alguns compromissos devem ter sido assumidos para não melar o projeto da indicação da procuradora e hoje ministra do Superior Tribunal de Justiça, Marluce Caldas. Muita gente se empenhou para que a tia do prefeito JHC chegasse lá, com o respaldo do Presidente Lula e de boa parte da classe política.

AVANÇANDO

Alguns partidos, a partir de agora, correm atrás de formar suas chapas para federal e estadual, amarrando também compromissos para o Senado e para o governo do Estado.

DISPARADO

O ex-deputado João Caldas, pai de JHC, tem andado apressado para robustecer o Democrata Cristão e avança em alianças que ele acha que darão certo em torno da candidatura do prefeito de Maceió ao governo. Só que este, até agora, ainda não disse pra onde vai.

Relacionadas