NEM QUE SIM, NEM QUE NÃO
JHC alimenta expectativa sobre candidatura ao governo

CASSAÇÃO
A Justiça Eleitoral cassou os diplomas de Bruno Zeferino do Carmo Teixeira e José Ubiratan Ferreira Nunes, eleitos prefeito e vice de Maribondo em 2024, e os declarou inelegíveis por oito anos. Segundo a decisão, os candidatos promoveram eventos de grande porte na pré-campanha com distribuição de brindes, o que teria comprometido a igualdade na disputa eleitoral.
Com as possibilidades aumentando a cada dia que passa, o prefeito JHC não tem desmentido que seria, efetivamente, candidato ao governo do Estado, em um consórcio que incluiria, além do deputado Arthur Lira, presidente da União Progressista, outros parlamentares e boa parte da Câmara de Vereadores.
Como as turbulências políticas em nível de Brasil estão longe de terminar, o prefeito faz uso da sua aliança política para incentivar os aliados de que o projeto é viável e a hora é essa.
A VIRADA
Embora todos saibam que houve um acordão em Brasília envolvendo as maiores lideranças políticas – cumprir compromissos sem documento assinado não têm validade –, JHC pode dar uma guinada de 180 graus mudando a rota para as eleições do próximo ano.
PREPARANDO
Ainda longe dos holofotes, o prefeito, que prepara uma investida depois de formalizar nos bastidores uma ampla aliança, tem utilizado amigos para deixar claro que vai mesmo disputar o Palácio República dos Palmares e nada que possa se unir ao grupo de oposição.
APOIO
A princípio, a não ser que os ventos mudem de direção, o prefeito contaria com o apoio de quatro deputados federais e alguns deputados estaduais, o que lhe daria sustentação política numa difícil empreitada que é disputar o cargo com o Ministro dos Transportes, Renan Filho.
MISSÃO
Enquanto as posições estratégicas estão sendo definidas, o grupo, nos bastidores, trabalha numa composição com Davi Davino, bem pontuado nas pesquisas que têm sido feitas em toda a região metropolitana. Ele e Alfredo Gaspar, para o Senado, batem qualquer outro candidato no momento.
RESPALDO
Se a oposição tem aparecido forte, a situação anda bem das pernas. Com o apoio do Governador, da quase totalidade dos deputados estaduais e respaldado por um bom governo, Renan Filho segue adiante e arrisca até anunciar um planejamento de governo.
TEMPERATURA
Depois da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de reclusão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, aumenta a temperatura no Congresso Nacional, especialmente na Câmara dos Deputados, pela anistia.
TURBULÊNCIAS
Com clima tenso, o movimento dos deputados por uma anistia ampla, geral e irrestrita cresce a cada momento, e o Congresso poderá travar pautas de interesse do governo até quando o projeto de lei não for levado à votação.
QUEM CALA...
O prefeito JHC tem alimentado a possibilidade de disputar o governo desde quando não desmente aliados de que será mesmo candidato. Está escolhendo o momento oportuno para acabar de vez com as especulações.