loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 18/09/2025 | Ano | Nº 6056
Maceió, AL
21° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Em discussão

Quem é quem em Alagoas?

Opiniões bastante divergentes sobre a condenação na suposta tentativa de golpe de Estado de Jair Bolosonaro

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Passados os primeiros dias após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus por suposta participação em “golpe de Estado”, o episódio continua em discussão em Alagoas para se saber quem é quem nesse processo político, com opiniões bastante divergentes.

Enquanto alguns políticos com tendência de esquerda comemoravam as condenações, outros preferiram – mesmo tendo sido beneficiados no governo Bolsonaro – ficar distantes da mídia. Ou seja, parando pra ver a banda passar.

OUTRA ROTA

Nos bastidores, mas sem autorização para revelação dos nomes, alguns parlamentares prometem uma posição firme quando ao projeto de anistia na Câmara Federal. Até, lá, porém, acham eles que a precaução é o melhor remédio enquanto o rolo compressor se movimenta em Brasília.

TRANSPARÊNCIA

Alagoas conquistou, pela primeira vez, a nota A no ranking Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2025, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional. O reconhecimento, referente a 2024, destaca a qualidade das informações enviadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro e evidencia o compromisso com a transparência.

REFLEXO

Deputados federais, notadamente aqueles que exercem liderança no Congresso Nacional, têm repetido exaustivamente que a anistia passando, teria de ser para todos e não parcial, como admitiu o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

SUFICIENTE

Nas conversas de corredores e nas redes sociais, as lideranças da Câmara dos Deputados não demonstram dúvidas de que o projeto de lei passa sem dificuldades, esperando que o mesmo aconteça no Senado, embora a situação lá seja mais complicada.

AMOSTRA

Ao aprovar a PEC das Prerrogativas com 353 votos favoráveis, os parlamentares da Câmara indicam que o projeto de uma anistia ampla, geral e irrestrita poderá tomar o mesmo caminho.

DE LAVADA

Se depender dos senadores Renan Calheiros, Fernando Farias e Eudócia Caldas, uma apreciação do projeto de anistia dificilmente aconteceria no Senado depois de passar pela Câmara dos Deputados.

DESAFIO

A Polícia Civil está tendo um enorme trabalho para esclarecer caso do piloto australiano que transportava mais de 190 quilos de droga em monomotor que caiu no município de Coruripe. A polícia investiga se a droga fazia parte de um tráfico internacional de entorpecentes.

PROVA DE FOGO

Ao decretar a perda de mandato do deputado federal Alexandre Ramagem, PL – condenado junto com os outros réus –, o Supremo Tribunal Federal espera que a Câmara dos Deputados referende a decisão. E é aí que a situação pode complicar, já que grande parte dos parlamentares está reagindo às condenações.

NOTA FISCAL

A Sefaz efetuou, na sexta-feira (12), o pagamento de R$ 1.593.328,06 em créditos da Nota Fiscal Cidadã para consumidores que solicitaram o resgate entre 12 de agosto e 12 de setembro. Nesse pagamento, 1.398 pessoas físicas e 109 instituições foram contempladas.

Relacionadas