SEM ALARDE
Aos pouco, prefeito JHC vem demonstrando que será candidato ao governo

O Comitê Estadual de Políticas Penais realizou ontem reunião do Colegiado conduzida pelo desembargador Márcio Tenório, do Tribunal de Justiça de Alagoas. Durante o encontro, foram aprovados o Regimento Interno do Comitê e a portaria com a indicação dos titulares e suplentes. Também foi aprovada a criação da Câmara Temática de Justiça Racial.
Trabalhando silenciosamente e dando sequência à minirreforma administrativa, com autorização da Lei Delegada aprovada pela Câmara de Vereadores, aos poucos JHC vai demonstrando que pretende, sim, sair candidato ao governo do Estado, independentemente de quem seja o seu adversário.
Aproveitando talentos como o empresário Júnior Bom Sono, de Arapiraca, o prefeito de Maceió começa a amarrar laços políticos com Luciano Barbosa, mesmo em partidos diferentes, visualizando-se a possibilidade de uma aliança para as eleições de 2026.
PARTICIPAÇÃO
Com a procura por políticos do interior – principalmente de Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas –, nota-se o dedo do vice-prefeito Rodrigo Cunha, que tem amplas raízes naquela região do Agreste.
SEQUENCIANDO
O prefeito JHC, dessa forma, tem dado sequência à sua reforma administrativa aos poucos, mas continuadamente, revelando o seu bloco de parceria com o deputado Arthur Lira e políticos de outras regiões, fundamental para uma eleição majoritária, se esse for mesmo o seu objetivo.
SINAL DE ALERTA
Nos últimos dias, acendeu uma luz de alerta nas hostes do MDB, que viu uma migração do prefeito JHC para municípios de grande poder eleitoral, revelando que muita coisa ainda vem por aí.
POR POUCO
O governo federal agiu duro com deputados que votaram contra novas alternativas de arrecadação, demitindo apadrinhados de cargos públicos, a exemplo da Agricultura, Caixa Econômica Federal e outros. E deve vir mais por aí. O deputado Arthur Lira escapou das medidas tomadas pelo presidente Lula.
ÁREA DE RISCO
O governo federal deu a entender, através do Ministério de Relações Institucionais, dirigido por Gleisi Hoffmann, que não tem mais tempo para esperar para organizar seu bloco político para 2026. Ou seja: a partir de agora, os parlamentares ou estão com o governo ou contra ele.
PARTIDA
Essa parece ser a primeira investida dura para reorganizar as bases de Lula para as eleições do próximo ano, mas o governo sabe muito bem que a parada vai ser dura. União Brasil e PP – mesmo com algumas conveniências – estão fora do governo e se prevê que muitos mais cargos lhes escaparão das mãos.
FALTANDO POUCO
A previsão de aliados do prefeito JHC é que ele revele até o mês de novembro se será mesmo candidato ao governo, embora seu comportamento reforce sua pretensão através as obras que estão sendo inauguradas e as que estão por vir
ARQUIVO
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) inaugura amanhã, às 14h, o Arquivo Judiciário no Fórum de Arapiraca, com a presença do presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt.