loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 17/10/2025 | Ano | Nº 6077
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

CORTES

Planalto exonera ocupantes de cargos indicados pelo Centrão

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

PROTEÇÃO

O governo de Alagoas apresentará na próxima terça-feira (21) o Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo (2025-2035). O documento prevê para os próximos dez anos ações integradas, que visam fortalecer a proteção integral em todas as medidas socioeducativas. O evento ocorrerá das 8h30 às 12h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado.

Com a máxima de reorganizar a base do governo no Congresso Nacional, mais precisamente na Câmara dos Deputados, a ministra Gleisi Hoffmann está dando sequência, com aprovação do Presidente Lula, ao corte de cargos do Centrão devido aos votos no Congresso contra o Palácio do Planalto. Esses cortes devem acontecer também em Alagoas, uma vez que partidos como o PP já desembarcaram ou estão desembarcando da bancada governista.

Por aqui, as indicações do deputado Arthur Lira poderiam até entrar no bolo, mas é pagar pra ver, já que o parlamentar continua com bom relacionamento com o Presidente da República. E a própria Gleisi já teria confidenciado que não mexeria com os cargos dele, por exemplo, na Caixa Econômica Federal.

APOIO

Arthur Lira deverá ser preservado com suas indicações para os cargos no governo federal pela sua influência, também, junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e lideranças de outros partidos, onde exerce grande influência.

IMPORTÂNCIA

A manutenção de cargos e recursos para obras nas áreas federais será, no momento, de fundamental importância para Lira tocar sua candidatura ao Senado. Sem esses instrumentos disponíveis nas mãos, certamente a missão será muito mais difícil.

ARRASTÃO

No pacote de cortes estão órgãos como a Caixa, Ministério da Agricultura e outros estratégicos em termos de investimentos com vistas às eleições do próximo ano. Além de algumas demissões que já foram efetivadas envolvendo indicados do PP e do PSD, outras vêm por aí, alvos da próxima investida do governo.

PARA TODOS

A ministra Gleisi tem dito e repetido que as demissões de quem está votando com o governo serão inevitáveis, mas garantindo que usará critérios justos, o que deixa em dúvida a forma de ser analisada a situação de cada parlamentar.

PRESSÃO

Circulando nos bastidores as informações de que o prefeito JHC quer uma atuação mais firme de sua bancada na Câmara de Vereadores, que estaria perdendo espaço para a oposição, liderada pelo vereador Rui Palmeira, ex-prefeito de Maceió.

QUERENDO RESULTADOS

Alvo de fortes de críticas nos últimos dois meses, o prefeito quer uma atuação mais forte, principalmente quando está prestes a revelar seu destino político para 2026. Deve haver uma reciprocidade no toma lá, dá cá, para estabilizar o confronto entre situação e adversários cujos espaços estão habilmente preenchidos pela oposição.

ARQUIVO JUDICIÁRIO

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fábio Bittencourt, inaugurou ontem o novo Arquivo Judiciário do Fórum de Arapiraca, além de uma série de instalações que reforçam a estrutura de apoio à Justiça na região Agreste. A cerimônia contou com a presença dos desembargadores Orlando Rocha e Márcio Tenório, além de juízes, servidores e o prefeito Luciano Barbosa..

Relacionadas