SEM QUERER, QUERENDO
Lessa dá sinais de que pode deixar governo em abril para se candidatar

O Governador Paulo Dantas antecipou ontem que o maior concurso público da história de Alagoas deve oferecer entre 8 e 9 mil novas vagas de trabalho. O certame abrangerá as áreas da educação e saúde, além de órgãos como Emater, Adeal, Arsal e DER, segundo Paulo. O anúncio oficial do concurso será feito no próximo dia 28 de outubro, data em que se comemora o Dia do Servidor Público.
Como quem não quer, querendo, o vice-governador Ronaldo Lessa dá visíveis sinais de que pode deixar o governo em abril de 2026, como recomenda a legislação eleitoral, e liderar o bloco do PDT para disputar as eleições do próximo ano.
Ele tem se movimentado muito ultimamente e aposta, segundo seus aliados, numa chapa proporcional para deputado federal em que possa ter êxito, sem esquecer o projeto de eleger alguns nomes para compor a Casa de Tavares Bastos.
INCLINAÇÃO
Para que o projeto de Lessa tenha sucesso, ele terá que fazer uma ampla aliança com partidos de esquerda e decidir de uma vez por todas se deixa o governo para se candidatar ou apenas comandará o PDT nesta campanha.
NEBULOSO
Como quase todas as informações de bastidores são apenas especulações políticas, os partidos ainda têm um bom tempo para definir composições e posições claras na disputa majoritária e proporcional, o que, na avaliação de observadores, é uma questão prioritária.
SEM CHANCES
A previsibilidade de que Marina Cândia, esposa do prefeito JHC, poderia disputar uma eleição majoritária foge completamente do projeto político do grupo. Cândia sinalizou, ao receber o título de Cidadã Honorária, que poderá compor chapa para tentar vaga na Câmara dos Deputados.
RECADO
As últimas aparições do deputado Arthur Lira com o prefeito de Maceió são um recado a quem interessar de que a aliança política está selada e que o parlamentar é o candidato ao Senado de JHC. O resto, admitem aliados nos bastidores, são apenas fruto de imaginação.
TODOS OS GOSTOS
Pesquisas de opinião plantadas nas redes sociais demonstram como será a campanha que se inicia, com muitos pré-candidatos querendo tirar proveitos da situação. É por isso mesmo que o Tribunal Regional Eleitoral está atento para esse tipo de fake news, que é considerado crime.
DESTAQUE
A inauguração permanente de obras na capital e no interior e, sobretudo, as eficientes operações policiais contra o crime organizado têm sido destaque nos últimos meses no governo de Paulo Dantas.
ALTERNATIVA
Embora o projeto de Renan Filho seja disputar o governo de Alagoas, para o que tem trabalhado com afinco, existe a possibilidade, mesmo que remota, de ele ser indicado pelo MDB a candidato a vice de Lula na campanha pela reeleição.
EDUCAÇÃO INDÍGENA
A Seduc-AL divulgou, segunda-feira (20), a segunda convocação do Processo Seletivo Simplificado para profissionais da educação indígena. Ao todo, 11 candidatos foram convocados para atuação em unidades da rede estadual localizadas em comunidades indígenas, contemplando a 5ª e a 11ª Gerências Especiais de Educação.