RISCO
Candidatura de JHC ao governo do Estado não é tão simples como parece

JUDICIÁRIO
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt, empossou, nessa sexta-feira (24), mais oito técnicos judiciários, aprovados no último concurso público promovido pelo Judiciário alagoano. A cerimônia ocorreu na sede do tribunal. Os novos servidores serão lotados conforme a necessidade da instituição.
A possível candidatura do prefeito JHC ao governo do Estado não é tão simples como aparenta ser. Ele pode ganhar do Ministro dos Transportes Renan Filho, mas se arrisca também a perder tudo.
A princípio teria que abdicar de quase 3 anos à frente da prefeitura da capital, o que não é lá uma tarefa fácil de decidir. Por outro lado, não seria um projeto pessoal, mas de um grupo disposto a enfrentar barreiras políticas, sobretudo no interior do Estado.
ARRISCANDO
O prefeito JHC sabe, inclusive, que não pode dar o tiro errado. Se acontecer de perder as eleições, certamente será sepultado politicamente e teria que recomeçar tudo outra vez.
PERSPECTIVA
O prefeito de Maceió tem várias alternativas pela frente. Ou continuar no seu mandato até o final e constituir um grupo aliado que lhe dê respaldo futuro, ou ir para o tudo ou nada.
AMPLIANDO
O risco de perder a eleição é, sem sombra de dúvidas, muito grande, como também é a perspectiva de sair vitorioso e ser o protagonista das próximas eleições por muitos anos.
PENSANDO
Embora seu projeto seja de parentes e políticos mais próximos, o prefeito não tem dúvidas de que enfrentar o Governador Paulo Dantas e o grupo do senador Renan Calheiros do MDB é parada indigesta. Por isso mesmo continua analisando a situação enquanto coloca o bloco na rua.
PROJETO
Fiel aliado do prefeito de Maceió e conduzido para a presidência da Câmara de Maceió, o vereador Chico Filho vai tentar dar um pulo mais alto na sua carreira política. Ou disputará uma vaga na Assembleia Legislativa, ou fará parte do grupo do prefeito para compor com a chapa para federal que já está sendo montada.
ATIVIDADE
A oposição ao prefeito de Maceió tem se mexido muito nos últimos dias. O Governador Paulo Dantas tem um projeto para fortalecer as candidaturas do MDB em Maceió e, com isso, captar parte do eleitorado que tem se aproximado de JHC.
MEIA VOLTA
Em função de estar envolvido com a CPMI do INSS, da qual é relator, o deputado federal Alfredo Gaspar achou que este não seria o melhor momento para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro para que não houvesse outras interpretações.A visita de Gaspar a Bolsonaro já havia sido autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
INDÍGENAS
Novos dados do Censo 2022 sobre a população indígena do Brasil divulgadas nessa sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Alagoas contava com 25.725 indígenas, divididos em 86 etnias e sete línguas. Em todo o País, o total de indígenas somava 1.693.535o, distribuídos em 391 etnias 295 idiomas.
