Confronto
Disputa pelo Senado evidencia corrida por protagonismo político em Alagoas

ADNAEL
O arquiteto, designer gráfico e cartunista Adnael, chargista da Gazeta de Alagoas, é o responsável pelas ilustrações do livro infantil “O Sítio das Árvores Mágicas”, da jornalista Graça Carvalho. A obra será lançada neste sábado (2), às 16h, durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Adnael já foi premiado em vários salões de humor nacionais e internacionais.
A matemática utilizada pelo MDB, segundo a qual o senador Renan Calheiros contaria com pelo menos 90% do apoio de prefeitos alagoanos na sua candidatura à reeleição ao Senado, é a mesma que está sendo analisada pelo deputado Arthur Lira, que persegue a missão de ganhar o segundo voto numa eleição que será uma das mais acirradas dos últimos tempos.
Como são duas vagas, tanto Renan como Arthur Lira levam até agora amplas vantagens, se considerado o eleitorado da capital e principalmente do interior. Embora ainda não tenha se apresentado uma terceira opção, os dois candidatos nas suas avaliações não se sentem até agora ameaçados.
CONFRONTO
A disputa gira, portanto, em quem terá mais votos para o Senado, embora o resultado final não altere a posição de cada um. Na peleja, apenas farpas de quem terá mais bala na agulha para ser protagonista nas futuras eleições.
SEM DÚVIDAS
Pelo quadro político atual – salvo um grande acidente de percurso –, os dois senadores eleitos no próximo ano giram em torno dos nomes de Lira e Renan, embora um deseje derrotar o outro.
OUTRO CENÁRIO
Em eleições anteriores para o Senado, a situação era outra. Com Maurício Quintella na jogada – que também chegou a ser Ministro dos Transportes –, chegou-se a um ponto em que a reeleição de Renan Calheiros ficou ameaçada, o que motivou uma virada de mesa para que Quintella não tomasse a vaga de Renan.
TURBULÊNCIAS
O anúncio repetidas vezes da candidatura de Álvaro Lira, filho de Arthur, para deputado federal tem trazido certo desconforto com a família Pereira, tradicional na política do interior, que apostava na candidatura da ex-deputada estadual Jó Pereira. Os ventos, porém, estão soprando ao contrário.
MAL-ESTAR
Embora os Pereiras não queiram demonstrar a insatisfação publicamente, a preterição de Jó para federal tem repercutido bastante forte nos bastidores políticos e há quem admita, nesta campanha, um racha prestes a acontecer, o que causaria graves prejuízos ao deputado Artur Lira.
EXPECTATIVA
A reação do prefeito JHC ao ver filiados do PL migrando para o PP de Arthur Lira tem causado estragos na bancada governista. Outros vereadores também estariam insatisfeitos, a exemplo de Marcelo Palmeira, que foi atropelado pelo prefeito na sua candidatura à presidência da Câmara.
SEM PIEDADE
O prefeito JHC resolveu, de uma canetada só, demitir mais de 50 comissionados do município, sob a alegação, nos bastidores, de que quebraram compromissos eleitorais. Para observadores políticos, com essa medida tomada o prefeito estaria sinalizando que poderia não sair candidato ao governo. Quem faz isso a menos de um ano das eleições não deve querer ser mesmo candidato, analisam especialistas na área.
