Bastidores
Aliança entre JHC e Arthur Lira enfrenta sinais de desgaste nos bastidores

TARIFA ZERO
A proposta da tarifa zero foi tema de debate ontem, em reunião convocada pelo vice-governador Ronaldo Lessa no âmbito da Câmara de Estudos Políticos. O encontro reuniu gestores públicos, especialistas e representantes do transporte intermunicipal e complementar para discutir alternativas de implementação em Maceió e na Região Metropolitana.
A exoneração de ao menos 50 servidores comissionados da Prefeitura de Maceió na semana passada, todos ligados ao deputado Arthur Lira, revela que, mesmo juntos em aparições públicas, principalmente em eventos de inaugurações, o relacionamento entre JHC e o parlamentar não era lá o que demonstrava ser.
A migração de lideranças políticas do PL para o PP teria desagradado ao prefeito. Embora nos bastidores se comente sobre a insatisfação de Lira pela demora de JHC em decidir se será ou não candidato ao governo do Estado, o prefeito da capital respondeu fazendo demissões de amigos dos antigos aliados, o que coloca exposto um barril de pólvora.
IMPROVÁVEL
Visto juntos em eventos públicos nos últimos meses, JHC e Arthur Lira demonstraram uma aliança aparentemente inabalável, mas isso não quer dizer que não tenham lá suas diferenças. Ao perder aliados fortes, o prefeito tem reagido a seu modo, o que preocupa a aliança que parecia estar consumada.
IMPROVÁVEL
Há quem diga que a decisão tomada pelo prefeito, fazendo um arrastão no seu quadro de auxiliares, não é própria de quem deseja disputar um cargo majoritário. JHC, assim, não estaria preocupado com essa alternativa, mas sim com a formação de uma chapa para deputado federal puxada por sua esposa, Marina Cândia.
DISPUTA INTERNA
O obstáculo inicial seria uma disputa de aliados na busca por vagas na Câmara Federal. De um lado, JHC com a primeira-dama do município e, do outro, Arthur Lira com seu filho Álvaro, que tem percorrido os municípios como um pré-candidato.
TIRANDO PROVEITO
Quem deve estar gostando desse imbróglio é o senador Renan Calheiros, candidato à reeleição, que só tem a ganhar com essa confusão toda ao ver alguns acordos políticos do adversário irem por água abaixo.
OPÇÃO
Caso não volte atrás nas suas decisões – o que parece bastante improvável neste momento –, o prefeito manda um recado claro de que não é assim que a banda toca. Deixa em aberto, também, que as composições podem ser revistas e o seu projeto político alterado.
INDECISÃO
O que se vê no lado da oposição – leia-se aí JHC e Arthur Lira – é um quadro político instável, nebuloso e que pode dar em tudo e até mesmo em nada. O certo é que o prefeito de Maceió não quer perder o protagonismo que teria no maior colégio eleitoral do Estado.
DESCONFORTOS
Além da demonstração de desencontros como já foi noticiado pela imprensa, o deputado Arthur Lira também tem tido problemas políticos com a família Pereira, aliada de várias batalhas eleitorais, o que vem preocupando seus aliados mais próximos.
