loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 14/11/2025 | Ano | Nº 6097
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

QUESTIONÁVEL

Julgamento será adiado

Alta demanda do TSE adiará ação contra o parlamentar Paulão

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

PROCURADORES

Foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado a autorização e o regulamento do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado para concurso público destinado ao provimento de 20 cargos vagos de procurador do Estado, sendo 10 para nomeação imediata e 10 para cadastro de reserva. A próxima etapa será a definição da instituição organizadora do certame.

Com ações que devem chegar até o Superior Tribunal Eleitoral (TSE), aliados do deputado Paulão acreditam em uma reversão da decisão do Tribunal Regional Eleitoral que levaria à cassação do mandato dele em favor de Nivaldo Albuquerque, do Republicanos. A defesa do parlamentar deve começar a agir logo depois da publicação do Acórdão pelo TRE/AL.

Como o TSE tem inúmeras demandas a partir do próximo ano, quando também se escolherá o futuro presidente da República, além de governadores, senadores e deputados federais e estaduais, o tempo jogará a favor de Paulão e, por isso, está longe uma previsão de julgamento final.

CERTEZA

Ao ter a esperança de que o Tribunal Superior Eleitoral garantirá o seu mandato, o deputado reafirma a sua completa inocência no episódio e espera “continuar defendendo na Câmara Federal a quem mais precisa”.

QUESTIONÁVEL

Sob o ponto de vista legal, Paulão não cometeu nenhum crime eleitoral, mas, em contrapartida, mesmo que involuntariamente, o então candidato a deputado federal João Catunda infringiu a legislação eleitoral, o que culminou com a anulação dos seus votos durante a campanha de 2022. Ou seja, o deputado foi atingido por tabela.

FERVENDO

Como a campanha política está em pleno andamento, a disputa, agora, fica por conta dos partidos e suas alianças, que têm provocado desconforto entre antigos aliados.

REFLEXO

Com o investimento de cerca de R$ 5 bilhões na região metropolitana – um dos maiores conjuntos de obras nunca vistos até hoje –, o governo do Estado espera equilibrar o prestígio político dos candidatos da oposição e aposta que terá uma retribuição positiva do eleitorado, sobretudo na periferia de Maceió.

NO PROJETO

Dentre as obras de investimentos em várias obras na Capital, está inserido o projeto de reforma do Mercado de Jaraguá, polo gastronômico da cidade que certamente será um moderno ponto de referência para o turismo.

PRAZO ESTIMADO

Muito embora tenha revelado ficar no governo até o último dia, o pacote de obras certamente fortalecerá ainda mais o Governador Paulo Dantas, que tem sido bastante citado em pesquisas eleitorais para o caso de decidir sair candidato nas próximas eleições.

INCÔMODO

O estacionamento constante de carretas em frente ao Parque das Flores, na Avenida Fernandes Lima, tem causado transtornos no trânsito na região, especialmente quando ocorrem sepultamentos de pessoas bastante conhecidas na capital.

FISCALIZAÇÃO

Como o espaço é curto e impróprio para veículos desse porte, seria bom que o DMTT fiscalizasse a área e adotasse providências para que não continue afetando um trânsito já bastante complicado.

Relacionadas