loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 18/11/2025 | Ano | Nº 6100
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Bastidores

Lira amplia articulação, mas segue sem apoio do prefeito

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

BAGRE

A Assembleia Legislativa aprovou ontem projeto de lei de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB) que declara o Festival do Bagre, realizado anualmente no Pilar, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado. O texto reconhece o evento como expressão dos modos de vida, saberes tradicionais e da identidade cultural pilarense.

A definição de uma chapa majoritária de JHC para as eleições do próximo ano tem sido o maior entrave enfrentado pelos aliados, com o processo cheio de interpretações conflitivas sobre quem é quem no embate eleitoral.

Como é sabido, o prefeito deu sinais de que seria candidato ao governo do Estado, mas ainda não bateu o martelo sobre com quem marchará junto em outubro de 2026. Esse é um problema que tem de ser logo resolvido, porque o tempo é curto.

INDIFERENÇA

Tocando o projeto para chegar ao Senado ao seu modo, o deputado federal Arthur Lira tem sido prático em ir buscar o voto do eleitor, mas carece de um apoio mais explícito do prefeito da capital, que tem andado, ao que tudo indica, meio desgostoso com o distanciamento do ex-presidente da Câmara dos Deputados.

ALTERNATIVA

Há quem diga, nos bastidores, que JHC estaria resolvendo dar uma guinada na sua provável candidatura, chamando o deputado federal Alfredo Gaspar para disputar uma das duas vagas do Senado Federal. Isso seria uma pá de cal nas pretensões de Arthur Lira, analisam especialistas na área.

LINHA DEFINIDA

Enquanto aliados do prefeito de Maceió batem cabeça sem uma direção definitiva para as eleições, a tropa de choque do Palácio República dos Palmares bota o bloco na rua, avança com substancial volume de obras na Grande Maceió e acerta novas composições políticas.

RESISTÊNCIA

Na formação de chapas proporcionais para a Assembleia Legislativa, a esquerda tem encontrado algum tipo de resistência que somente deverá ser resolvida através de muita conversa. A federação PT/PV/PCdoB tenta encontrar soluções em curto prazo para não perder espaço nas eleições de 2026.

APROFUNDANDO

E os que lesaram o INSS, hein? Até milhares de criancinhas entraram no empréstimo consignado, descoberta feita pela Polícia Federal. Ou seja, já cresciam endividadas. O buraco é de bilhões e pouca gente até agora foi preso. O rombo é muito maior do que se estimava.

CONTRIBUIÇÃO

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) tem também aprofundado as investigações e todos os dias há novidades no roubo dos aposentados e pensionistas. Além de crianças, idosos foram alvos preferidos da quadrilha.

MAUS LENÇÓIS

A liquidação extrajudicial do Banco Master feita pelo Banco Central ontem e a prisão do seu dono, Daniel Vorcaro, deixa os clientes da instituição em situação delicada, pois não sabem quando nem quanto vão receber em relação aos seus investimentos, a não ser aqueles que são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito – cada um terá direito a no máximo R$ 250 mil, isso tendo ainda que enfrentar a maldade de uma burocracia.

Relacionadas