Bastidores
Prisão de Bolsonaro e embates em série elevam tensão política em Brasília

COMENDA
A Câmara Municipal de Maceió aprovou a criação da Comenda Senador Benedito de Lira, destinada a reconhecer personalidades e instituições que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento político, social, econômico e institucional da capital alagoana. O primeiro homenageado será o deputado federal Arthur Lira (PP).
Enquanto em Alagoas existe um clima de animosidade entre situação e oposição e também situações de composições políticas indefinidas, no Congresso Nacional o rolo é grande, depois dos confrontos do Palácio do Planalto com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta e David Alcolumbre, respectivamente.
MAIS PRESSÃO
Além desses episódios, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, a CPMI do INSS, a liquidação extrajudicial do Banco Master e o rompimento de relações entre Hugo Motta e o líder do PT, deputado Lindbergh Farias, agitam o clima político em Brasília, com resultados imprevisíveis.
MESSIAS
A sabatina de Jorge Messias na Comissão de Constituição e Justiça será no próximo dia 10 de dezembro. A data foi informada ontem pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA). Indicado por Lula para o STF, Messias precisa passar por sabatina na comissão e ter o nome confirmado no Plenário, com maioria absoluta de votos, ou seja, aprovação de 41 senadores.
SEM PENDÊNCIAS
Ana Carolina Beltrão Peixoto, candidata a vereadora por Maceió nas eleições de 2024, comprovou, por meio de documentos oficiais da Justiça Eleitoral e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), que suas contas de campanha foram aprovadas integralmente e sem nenhuma pendência.
REGULARIDADE
De acordo com o acórdão do TJ-AL, a prestação de contas de Ana Carolina foi analisada, julgada e aprovada sem qualquer ressalva pelo Juízo da 3ª Zona Eleitoral. A decisão foi acompanhada de parecer favorável do Ministério Público Eleitoral e já transitou em julgado, confirmando sua plena regularidade.
URNAS ELETRÔNICAS
De 1º a 5 de dezembro, Brasília sediará o Teste Público de Segurança das Urnas Eletrônicas (TPS), realizado pelo TSE. Hackers éticos, peritos e técnicos vão tentar identificar falhas e fortalecer a segurança do sistema eleitoral.
ESPECIALISTA
Entre os 14 especialistas escolhidos para coordenar os trabalhos está Henrique Melro, secretário de TI do TRE/AL, que atua no tribunal desde 1989 e é referência na proteção e no aperfeiçoamento dos sistemas usados pelos 2,4 milhões de eleitores alagoanos.
UNEAL
O Governador Paulo Dantas entregou ontem importantes obras nas áreas da educação e infraestrutura, que beneficiam a cidade de Palmeira dos Índios, a 134 km de Maceió. Foram mais de R$ 22 milhões em investimentos, sendo a maior parte destinada ao novo prédio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
CRECHE
O governo de Alagoas também entregou a segunda creche Cria no município, além da rede de abastecimento do povoado Lagoa dos Ranchos e Lagoa dos Matos Lopes, na zona rural.
