loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 26/11/2025 | Ano | Nº 6106
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

ALENTO

Iprev acalma aposentados sobre pagamento dos benefícios

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

NOVO SISTEMA

O Tribunal de Justiça de Alagoas passou a contar com uma nova ferramenta de gestão de documentos e processos administrativos, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O objetivo é modernizar e dar mais eficiência e segurança aos fluxos de trabalho no Judiciário. O projeto-piloto de implantação da nova ferramenta será executado até o próximo dia 19 de dezembro.

A garantia do Instituto de Previdência da Prefeitura de Maceió de que a liquidação do Banco Master em nenhum momento afetará o pagamento de aposentados e pensionistas foi um alento para aqueles que sobrevivem dos seus proventos.

A situação em relação ao que foi investido em papéis no Master, já liquidado pelo Banco Central, continua indefinida, embora técnicos da prefeitura trabalhem para recuperar o ativo.

MINIRREFORMA

O prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca, também iniciou sua minirreforma no secretariado, compondo com novas lideranças com vistas às eleições do próximo ano. As acomodações passam pela Secretaria Executiva, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Iluminação Pública, Planejamento e Orçamento e Secretaria de Gestão Pública.

FORÇA DO INTERIOR

Considerado como o segundo maior colégio eleitoral do Estado, atrás apenas da capital, Arapiraca pode ser o diferencial para alguns candidatos majoritários nas eleições do próximo ano.

RISCO

Alagoas pode perder recursos de emendas parlamentares que podem chegar a mais de R$ 300 milhões, fundamentais para o investimentos em dezenas de municípios alagoanos na área de infraestrutura. A bancada alagoana no Congresso trabalha para evitar que isso aconteça, mas sabe que a parada é dura.

PROBLEMA

Nas redes sociais, circulam informações de que o problema das emendas vai mais além do que se imagina. Uma disputa entre o deputado Arthur Lira e o senador Renan Calheiros estaria impactando o projeto, que afetaria diretamente municípios alagoanos.

PREOCUPANTE

As denúncias de uma suposta “indústria de multa” com favorecimento para agentes do DMTT, feita pelo deputado Lelo Maia, do União Brasil, na Assembleia Legislativa, força o município a realizar uma auditoria para colocar tudo em pratos limpos.

FORA DO PADRÃO

As remunerações extras dos agentes – denunciadas na Assembleia – repercutiram nos meios sociais, sobretudo entre aqueles que estão sendo penalizados. Os agentes estariam recebendo até R$ 20 mil, cada um, em benefícios pagos oriundos das arrecadações com multas. Segundo o deputado Lelo Maia deu a entender, esse “salário extra” estaria estimulando os agentes a aplicar cada vez mais multas, denúncia considerada da mais alta gravidade.

MORADORES DE RUA

Após a realização do 1º Censo da População em Situação de Rua, que entrevistou 2.265 pessoas, o governo de Alagoas elaborou um Plano Integrado de Trabalho com ações para garantir os direitos sociais e a dignidade das pessoas que se encontram nessa condição. Uma das iniciativas previstas é disponibilizar o aluguel social. Para isso, foi enviado um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa que institui o Programa Novo Lar, Nova Vida e cria os auxílios Moradia e Novo Lar.

Relacionadas