loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 27/11/2025 | Ano | Nº 6107
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

EXPECTATIVA

Futuro político de Dantas ainda gera discussões

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

CADERNOS

O governo de Alagoas, em parceria com o Unicef e apoio do governo federal, lançou ontem os Cadernos Primeira Infância Antirracista (PIA) Quilombola e PIA Povos de Terreiro. Realizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, reuniu autoridades – como o vice-governador Ronaldo Lessa –, lideranças tradicionais e representantes de comunidades quilombolas.

Dantas será candidato? Esse é o questionamento que alguns segmentos políticos vêm fazendo nos últimos meses. O Governador Paulo Dantas tem garantido que ficará até o último dia do seu mandato e que comandará o processo eleitoral das eleições do próximo ano. Mas será que será isso mesmo, ou ele vai disputar o pleito do próximo ano?

Essa situação vem sendo discutida com frequência nos bastidores políticos e, se depender de fortes aliados, o Governador se desincompatibilizará do cargo em abril, anunciando, então, sua disposição de disputar um mandato de deputado federal.

PONTO FINAL

Mostrando certa indignação sobre a insistência quanto à possibilidade de deixar governo em abril do próximo ano, o Governador afirmou que irá honrar a palavra dada e que tudo não passa de especulações de quem não está comprometido com a verdade.

PISTA

Pela primeira vez, Paulo reagiu forte, embora deva ser entendido que as especulações giram em torno do volume de obras que o governo está tocando, entre elas a de grande trecho da duplicação da AL-101 Norte, investimento na ordem de R$ 5 bilhões na região metropolitana e, principalmente, sua aprovação no governo de 78% do eleitorado em pesquisas recentes.

ENTENDIMENTO

Para aliados, ao invés de mostrar certa irritação, o chefe do Executivo teria motivo para estar bastante satisfeito com a aprovação do seu governo, o que dá a ele oportunidade única de se eleger deputado federal e, com isso, dar seguimento à sua vida pública.

SEM EXPLICAÇÃO

Baseado apenas em alguns compromissos que teria assumido, o Governador tem se esquivado de analisar uma provável situação política com relação ao seu vice, Ronaldo Lessa. Paulo Dantas não teria certeza de que Lessa poderia comandar o processo eleitoral? Eis a questão.

NEGOCIÁVEL

Muito embora tenha insistido que ficaria até o final do seu mandato como vice, Ronaldo Lessa, que tem ampliado suas visitas no interior do Estado, não descarta nada por enquanto. Volta a circular nos meios sindicais, tem feito reuniões pontuais e dá sinais de que pode ir para a disputa nas eleições de 2026.

ACORDÃO

Nos bastidores, circulam as informações de que um grande acordo seria firmado com o vice-governador Ronaldo Lessa, impasse que haveria de ser superado nas composições políticas.

SOLUÇÃO

A possibilidade de Lessa substituir Paulo Dantas ou mesmo também deixar o cargo para disputar um mandato passaria necessariamente pela Assembleia Legislativa, uma vez que esta indicaria um governador-tampão, a exemplo do que aconteceu no passado. Como tem maioria absoluta na ALE, o Presidente Marcelo Victor é quem daria a palavra final e escolheria quem iria para missão, podendo recair no nome do deputado Bruno Toledo.

Relacionadas