loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 28/11/2025 | Ano | Nº 6108
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

IMPACTO

Tensão entre Congresso e governo afeta cenário alagoano

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Quarenta famílias do município de Porto Real do Colégio tiveram seus imóveis regularizados, nesta sexta (28), por meio do Moradia Legal, programa do Judiciário de Alagoas. O presidente do Tribunal de Justiça, Fábio Bittencourt, acompanhou a entrega dos títulos de propriedade, que foram entregues a moradores do Conjunto Teotônio Vilela.

As divergências entre os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, com o Palácio do Planalto durante a semana foram ingredientes para que a disputa pelas eleições majoritárias em Alagoas – aliada aos problemas da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, do Banco Master, CPI do INSS e a escolha do nome para compor o Supremo Tribunal Federal – desse uma pausa.

Acompanhando com preocupação o clima político tenso, deputados e senadores montaram acampamento em Brasília para encontrar soluções para os impasses, que podem refletir na análise de projetos que estão na pauta de apreciação antes do recesso parlamentar.

REFLEXO

O que observadores políticos preveem é que, a continuar a corda esticada entre o Legislativo e o Executivo, projetos como o da anistia ampla, geral e irrestrita, tenha dificuldades de caminhar, embora a pressão na Câmara dos Deputados cresça a cada dia que passa.

INCONSTITUCIONAL

Enquanto a anistia está na ordem do dia, especialistas acreditam que nova batalha deverá ser travada no Congresso Nacional e, se aprovada, encontrará resistência no Supremo Tribunal Federal, que defende a inconstitucionalidade do projeto.

CHAPA PROPORCIONAL

Paralelamente, porém, lideranças políticas do Estado avançam em composições para assegurar chapas proporcionais competitivas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, enquanto estudam como vão ficar as alianças para as eleições majoritárias.

EM DISCUSSÃO

A finalização de alianças e novas composições políticas estão no radar principalmente do Governador Paulo Dantas, do Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, do senador Renan Calheiros e do deputado Arthur Lira. Desse grupo sairão os candidatos majoritários para disputar as eleições de 2026.

PARTICIPAÇÃO

Alguns vereadores de Maceió podem sair candidatos à Câmara Federal, a exemplo de Kelmann Vieira, líder da bancada da situação do prefeito JHC, Rui Palmeira e até mesmo o atual presidente da Casa de Mário Guimarães, Chico Filho. Marina Cândia e Marina Dantas também ensaiam disputarem um mandato nas próximas eleições.

INCOMODANDO

Apreensão de malas de dinheiro, golpe do Banco Master sobre aplicações financeiras e inquéritos que darão sequência a outros episódios políticos, em Alagoas, têm causado certos incômodos a setores conservadores.

EMPATE TÉCNICO

Cada um com seus problemas para resolver no âmbito político, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o prefeito JHC têm andado lado a lado nas pesquisas de opinião. Ou seja, eleição majoritária indefinida e que exige dos pré-candidatos ao governo de Alagoas um esforço incomum para substituir o Governador Paulo Dantas.

Relacionadas