IMPACTO
Tensão entre Congresso e governo afeta cenário alagoano

Quarenta famílias do município de Porto Real do Colégio tiveram seus imóveis regularizados, nesta sexta (28), por meio do Moradia Legal, programa do Judiciário de Alagoas. O presidente do Tribunal de Justiça, Fábio Bittencourt, acompanhou a entrega dos títulos de propriedade, que foram entregues a moradores do Conjunto Teotônio Vilela.
As divergências entre os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, com o Palácio do Planalto durante a semana foram ingredientes para que a disputa pelas eleições majoritárias em Alagoas – aliada aos problemas da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, do Banco Master, CPI do INSS e a escolha do nome para compor o Supremo Tribunal Federal – desse uma pausa.
Acompanhando com preocupação o clima político tenso, deputados e senadores montaram acampamento em Brasília para encontrar soluções para os impasses, que podem refletir na análise de projetos que estão na pauta de apreciação antes do recesso parlamentar.
REFLEXO
O que observadores políticos preveem é que, a continuar a corda esticada entre o Legislativo e o Executivo, projetos como o da anistia ampla, geral e irrestrita, tenha dificuldades de caminhar, embora a pressão na Câmara dos Deputados cresça a cada dia que passa.
INCONSTITUCIONAL
Enquanto a anistia está na ordem do dia, especialistas acreditam que nova batalha deverá ser travada no Congresso Nacional e, se aprovada, encontrará resistência no Supremo Tribunal Federal, que defende a inconstitucionalidade do projeto.
CHAPA PROPORCIONAL
Paralelamente, porém, lideranças políticas do Estado avançam em composições para assegurar chapas proporcionais competitivas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, enquanto estudam como vão ficar as alianças para as eleições majoritárias.
EM DISCUSSÃO
A finalização de alianças e novas composições políticas estão no radar principalmente do Governador Paulo Dantas, do Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, do senador Renan Calheiros e do deputado Arthur Lira. Desse grupo sairão os candidatos majoritários para disputar as eleições de 2026.
PARTICIPAÇÃO
Alguns vereadores de Maceió podem sair candidatos à Câmara Federal, a exemplo de Kelmann Vieira, líder da bancada da situação do prefeito JHC, Rui Palmeira e até mesmo o atual presidente da Casa de Mário Guimarães, Chico Filho. Marina Cândia e Marina Dantas também ensaiam disputarem um mandato nas próximas eleições.
INCOMODANDO
Apreensão de malas de dinheiro, golpe do Banco Master sobre aplicações financeiras e inquéritos que darão sequência a outros episódios políticos, em Alagoas, têm causado certos incômodos a setores conservadores.
EMPATE TÉCNICO
Cada um com seus problemas para resolver no âmbito político, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o prefeito JHC têm andado lado a lado nas pesquisas de opinião. Ou seja, eleição majoritária indefinida e que exige dos pré-candidatos ao governo de Alagoas um esforço incomum para substituir o Governador Paulo Dantas.
