Cenário político
MDB e PP apostam em força municipal para consolidar redutos eleitorais

JUDICIÁRIO
Após três décadas de uso do e-SAJ, o Tribunal de Justiça de Alagoas iniciou, nessa sexta (12), a implantação de um novo sistema de gestão processual, o eproc. O uso da ferramenta, que traz inovações e possibilidades de automação, teve início na Comarca de Coruripe, a partir de um projeto piloto que abrange os processos de jurisdição da unidade.
A corrida para a obtenção do segundo voto ao Senado da República passou a ser comum no interior do Estado, onde Renan Calheiros e Arthur Lira se apresentam como os candidatos mais fortes, embora possam acontecer novas surpresas durante a campanha que anda a todo vapor.
Em vários municípios alagoanos, muitos prefeitos – seja do PP, seja do MDB – já se dispuseram a apoiar Renan e Lira, que procuram fazer a diferença longe da capital. Embora cada um puxe brasa para sua sardinha, é previsível que essa aliança branca, principalmente com alguns prefeitos, já começou a dar resultados.
APOSTA
Enquanto o MDB revela que possui pelo menos 90% do apoio dos prefeitos, o PP tem garantido número em alguns dos maiores redutos eleitorais, o que vem facilitar a vida dos dois candidatos que dividem os redutos eleitorais.
DESEQUILÍBRIO
Até quando JHC não decida qual cargo irá disputar – seja governador, senador ou até mesmo continuar como prefeito de Maceió –, a projeção é que sua presença no processo majoritário pode desequilibrar as eleições do próximo ano.
SEM ARRISCAR
Adversário do Palácio República dos Palmares, JHC continua com seu mistério, o que vem preocupando aliados do seu entorno político, que veem seu retraimento em decidir seu futuro como perda de tempo, enquanto seus adversários avançam.
SEM VOLTA
As últimas incursões feitas pelo deputado Arthur Lira em municípios do interior, independentemente de que partidos sejam os prefeitos, revelam que o ex-presidente da Câmara dos Deputados mantém sua candidatura ao Senado e seu suposto distanciamento com o prefeito JHC. O projeto está definido e não voltará atrás.
TEMA DE CAMPANHA
As últimas votações na Câmara dos Deputados e futuramente no Senado Federal serão, certamente, temas de campanha a partir do início do próximo ano. Marqueteiros de pretensos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais já trabalham nesse sentido e deve vir bomba por aí.
EM DISCUSSÃO
O nome do candidato a vice na chapa de Renan Filho ao governo de Alagoas tem mexido com os bastidores políticos. Embora o nome do ex-secretário da Fazenda George Santoro seja a bola da vez, os bastidores dizem exatamente o contrário.
INDICAÇÃO
Nos corredores da Assembleia Legislativa, o tema tem sido tratado com muita reserva, mas alguns deputados acreditam que o nome do vice passará necessariamente pelo Presidente Marcelo Victor e pelo Governador Paulo Dantas.
PREPARATIVOS
Com bastante antecedência, o Ministro Renan Filho tem tratado diretamente com o presidente Lula sobre seu afastamento da pasta em abril do próximo ano.
