Congresso
Câmara adia PEC da Segurança Pública e PL Antifacção para 2026

ADIAMENTO
O Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e os líderes partidários concordaram ontem em adiar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e do Projeto de Lei (PL) Antifacção para 2026. A reunião que estava marcada para esta terça-feira (16) a fim de tratar das duas propostas foi cancelada.
A renúncia de Carla Zambelli ao mandato de deputada federal foi, talvez, a única alternativa dentro do prazo estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para que a imagem da Câmara não saísse ainda mais desgastada.
Essa arrumação de última hora certamente foi para dar a impressão de que a Câmara não capitulou diante da decisão do STF, o que não alteraria em nada a situação de Zambelli, que já estava com seu destino sacramentado desde quando havia sido condenada e sua pena transitada em julgado.
VEXAME
Na avaliação de observadores políticos, a Câmara dos Deputados perdeu uma grande chance de não passar vexame e não sabe, pelo menos até o momento, como vai encarar essa situação de constrangimento.
AMPLIADO
Além de um desconforto sem tamanho com o Supremo Tribunal Federal, o presidente Hugo Motta teve uma queda de braço com o deputado Arthur Lira, que ficou desapontado com a conduta do seu apadrinhado para assumir a presidência da Casa.
DIFICULDADE
Como não agiu no momento certo, Hugo Motta deixa claro que sua permanência na presidência da Câmara é delicada e pode comprometer as futuras votações importantes que por certo serão enviadas pelo governo neste final de ano.
RETA FINAL
Amanhã, dia 17, quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal vai apreciar o projeto de dosimetria aprovado pela Câmara dos Deputados, e a proposta, de acordo com o presidente do Senado Davi Alcolumbre, também pode ir ao plenário no mesmo dia.
EXPECTATIVA
No momento, a expectativa é grande, desde quando o relator da matéria, senador Esperidião Amin, declarou que até mesmo uma proposta de uma anistia pode ser inserida no projeto, o que muda radicalmente o que já foi decidido na Câmara.
DISTÂNCIA
A absolvição do deputado Glauber Braga – visível adversário do ex-presidente da Câmara - irritou o deputado Arthur Lira, que pode se afastar de vez do governo. O deputado não engoliu a campanha feita por auxiliares do Presidente Lula para salvar de cassação o deputado do PSOL.
ANTECIPAÇÃO
O Governador Paulo Dantas anunciou a antecipação da liberação dos salários dos servidores públicos para hoje, dia 16. Beneficiando por volta de 77 mil trabalhadores, a economia do Estado recebe uma nova injeção de recursos superior a R$ 550 milhões.
NA SEXTA-FEIRA
Enquanto isso, a Prefeitura de Maceió manteve o calendário para este mês e vai pagar os vencimentos do funcionalismo na próxima sexta-feira (19), juntamente com o 13º salário dos servidores que aniversariam neste mês.
